Painel de Comércio da ApexBrasil apoia empresas e governos na exportação

Compartilhe:

Ferramenta interativa sobre fluxos comerciais é gratuita e apresenta diferentes funcionalidades

Brasília – Lançado no início da pandemia, em 2020, à época como Painel Covid, o hoje Painel de Comércio da ApexBrasil busca apresentar a evolução dos indicadores de comércio exterior do Brasil de uma forma ágil e simplificada. Desde então, foi sendo atualizado e ampliado em suas funcionalidades.

Hoje, é um Painel de Inteligência interativo, que traz informações atualizadas de fluxos de comércio entre o Brasil e o mundo, auxiliando no processo de tomada de decisão. É uma ferramenta exclusiva, criada e atualizada mensalmente pela equipe da ApexBrasil.

 

O Painel possui três ferramentas: Brasil-Mundo, que apresenta dados de comércio do Brasil com todos os países que são seus parceiros comerciais; Brasil-EUA, com informações sobre o fluxo comercial com cada unidade federativa dos Estados Unidos; e Brasil-China, com dados sobre o comércio do Brasil com cada província da China. Clique aqui para acessá-lo.

Funcionalidades 

Por ser interativo, o usuário se beneficia dos diversos filtros do Painel, obtendo informações importantes e no nível de detalhamento de produto NCM (Nomenclatura Comum do Mercosul). É possível selecionar o país destino das exportações ou origem das importações, de uma forma consolidada ou por setor exportado, com a mesma classificação utilizada pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), ou seja, com seções e grupos de produto.

Outra vantagem da ferramenta é conhecer melhor as exportações e importações brasileiras, já que essas podem ser pesquisadas também por unidades da federação. A plataforma traz, ainda, gráficos de sazonalidade, mostrando ao longo do ano os valores exportados e importados, seja de exportações globais, de grupos de produto, ou mesmo de mercados específicos.

Outras duas funcionalidades de destaque:

Modal 

Essa opção traz informações sobre os modais logísticos utilizados para o transporte das mercadorias, tanto nas exportações quanto importações, inclusive por produtos e destinos. É uma ferramenta diferenciada, porque também pode ser personalizada por setor, unidade da federação e mercado.

Volume

Essa opção permite a análise dos dados de exportação e importação pela unidade de referência do produto (unidades, litros, quilos), possibilitando determinar as variações no volume exportado e no valor exportado médio de cada produto. Esse tipo de informação é muito útil para identificar se as variações do valor exportado em cada produto foi consequência de variações no volume exportado ou decorrente de alterações no preço negociado por unidade do produto.

Nos próximos meses, serão divulgados vídeos com explicações práticas de como utilizar a ferramenta da melhor forma, mostrando todas as suas funcionalidades.

(*) Com informações da ApexBrasil

Créditos pela imagem: ApexBrasil

Tags: