Da Redação (()
Brasília – Nos dias 16 e 19 de setembro, a Orla Rio vai realizar dois eventos que reforçam sua agenda de ações ESG, alinhados ao compromisso com a sustentabilidade, inovação e regeneração dos ecossistemas da orla carioca. As iniciativas acontecem na semana do Dia Mundial de Limpeza das Praias (20/09), ressaltando a importância da conservação ambiental em um dos principais patrimônios naturais e culturais do Rio de Janeiro.
Nesta terça-feira (16), no quiosque Krabi, na Barra da Tijuca, acontece o Restinga Vive, projeto de adoção e plantio de mudas nativas em áreas de restinga da Barra e do Recreio. A ação, em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Clima (SMAC), integra o programa Adote Rio e busca conservar um ecossistema essencial para reduzir os impactos de ressacas e ventanias, além de proteger a fauna e a flora da região.
Já na sexta-feira (19), o quiosque Clássico Leme será palco do evento que marca a parceria entre a Orla Rio e a Embratur. A instituição passa a patrocinar os projetos Recicla Orla e o Ecoa Orla, que fazem parte da Orla Impacto, plataforma que reúne sob um único guarda-chuva todas as iniciativas ESG conduzidas pela concessionária.
Projeto de médio prazo
O apoio ao Ecoa Orla terá duração inicial de seis meses, com novas ações previstas até o Carnaval de 2026 e foco especial nos resultados obtidos no trecho do Leme a Copacabana. Vale destacar que o Ecoa Orla já está presente em toda a rede de 309 quiosques, com consultoria da UFRJ e uma metodologia gamificada que estimula a adoção de boas práticas sustentáveis.
O Recicla Orla, criado em 2019, é um programa pioneiro de gestão de resíduos recicláveis nas praias cariocas. Além da coleta seletiva, promove a capacitação ambiental de operadores de quiosques, incentiva comportamentos responsáveis e conscientiza os frequentadores das praias. Entre janeiro e agosto de 2025, o programa destinou corretamente mais de 348 toneladas de recicláveis, garantindo a reinserção desses materiais na cadeia produtiva e beneficiando cooperativas parceiras.
O Orla Impacto também integra outras iniciativas, como o Coco no Ponto, projeto para fortalecer a economia circular e reduzir a pressão sobre a limpeza urbana e a Revolução das Bitucas, que já recolheu 170 mil bitucas de cigarro, prevenindo a contaminação de cerca de 170 milhões de litros de água.
“Acreditamos que a sustentabilidade é um compromisso diário e coletivo. Com o Orla Impacto, consolidamos nossas iniciativas ESG em um movimento integrado, que busca não apenas mitigar impactos, mas gerar transformação positiva na orla carioca. Ao lado de parceiros como a Embratur, queremos fomentar um turismo mais responsável, regenerativo e alinhado ao consumo consciente, às cidades sustentáveis e às soluções baseadas na natureza”, destaca João Marcello Barreto, presidente da Orla Rio.
A programação do dia 19, ainda inclui atividades de yoga, esculturas feitas a partir de materiais reciclados e ações educativas voltadas ao cuidado com o meio ambiente. A partir das 9h, será realizado o lançamento do primeiro Clean Up, de um total de três previstos, em alinhamento ao movimento global do Dia Mundial da Limpeza das Praias. O mutirão de coleta de resíduos contará com a participação de voluntários e organizações da sociedade civil, com o objetivo de sensibilizar e mobilizar a população para a preservação ambiental.
Entre 23 e 25 de setembro, a Orla Rio também marcará presença no SITUS 2025 – III Seminário Internacional de Turismo Sustentável, maior encontro latino-americano dedicado a transformar conservação em valor econômico. Com o tema “Preservar é Prosperar”, o evento irá reunir gestores públicos, especialistas, comunidades e empreendedores para debater soluções práticas e promover experiências imersivas voltadas a um turismo que respeita o meio ambiente, valoriza a cultura e gera prosperidade.
Mais do que uma agenda de eventos, esse calendário de ações representa o esforço contínuo da Orla Rio em trazer inovação e sustentabilidade para o dia a dia dos quiosques, inspirando práticas que aliam preservação ambiental, consumo consciente e geração de valor para os cariocas e os turistas.
“Nosso compromisso vai além da implementação de projetos próprios; buscamos fomentar e multiplicar práticas sustentáveis entre os operadores de quiosques e toda a comunidade da orla, ampliando o impacto positivo, contribuindo para o turismo regenerativo e construindo um futuro mais responsável”, finaliza João Marcello Barreto, presidente da Orla Rio.
(*) Com informações do Orla Rio