Da Redação
Brasília – Apesar de ocupar a oitava posição entre as maiores economias do planeta, à frente de países como a Itália (nona colocada) e o Canadá (décima posição), o Brasil ocupa um modestíssimo 25º. lugar no ranking mundial Produto Interno Bruto (PIB) x Exportação.
O ranking é liderado pela China, segunda maior economia mundial, e país que mais exporta em todo o mundo, à frente dos Estados Unidos, que são a principal potência econômica do planeta. Os dados são da Organização Mundial do Comércio (OMC) e foram compilados pela Associação de Comércio Exterior do Brasil (AEB).
Segundo o presidente da AEB, José Augusto de Castro, “a verdade é que o Brasil não é um país competitivo. Nossas exportações são puxadas pelas commodities, que possuem baixo valor agregado e que crescem mais em volume do que em valores. Nos últimos anos o Brasil não conseguiu acompanhar economias que tinham perfil semelhante na década de 1980 por conta da baixa competitividade e a participação dos produtos manufaturados, de maior valor agregado, na pauta exportadora brasileira só vem decrescendo nos últimos anos. Em 2000, esse percentual chegou a 59,07% e no ano passado encolheu para apenas 36,1%. Ou seja, tivemos uma perda considerável da participação de produtos manufaturados que registraram um déficit de US$ 67,7 bilhões no ano passado”.