A revista Forbes divulgou a lista “The World’s 50 Most Beautiful Villages 2025, According to Experts”, que reúne destinos reconhecidos internacionalmente por sua relevância histórica, paisagens naturais e preservação cultural. Paraty é a única cidade brasileira presente no ranking.
Da Redação
Brasília – O centro histórico de Paraty mantém traçado urbano original do período colonial, com circulação exclusivamente de pedestres. As construções preservadas e a relação direta com o mar mantêm ativos elementos que consolidam sua reputação internacional no turismo cultural e histórico.
Localizada na Costa Verde do Rio de Janeiro, Paraty reúne baía, ilhas, praias e áreas de Mata Atlântica em um mesmo território. A integração entre patrimônio arquitetônico, natureza e identidade local está entre os critérios que reforçaram sua presença na lista divulgada pela Forbes.
O sítio cultural e natural “Paraty & Ilha Grande – Cultura e Biodiversidade”, já reconhecido como Patrimônio Mundial pela UNESCO, reforça a projeção global do destino e amplia seu valor para visitantes e para o trade de turismo.
“Paraty está em um momento de reconhecimento internacional que reforça nossa responsabilidade em manter a autenticidade do destino, preservando sua história ao mesmo tempo em que recebemos viajantes do mundo inteiro com excelência”, afirmou Sandi Adamiu, proprietário do Sandi Hotel.
O que fazer em Paraty
Paraty oferece experiências que conectam história, natureza e cultura em um mesmo percurso. Além da vivência no centro histórico, o visitante pode explorar por barco mais de 50 ilhas e cerca de 100 praias acessíveis na Baía de Paraty, além de seguir por trilhas que conduzem a áreas de Mata Atlântica com cachoeiras e mirantes. A jornada inclui ainda a produção local ligada à gastronomia, à cerâmica e a diferentes formas de expressão artística presentes na cidade.
Onde se hospedar e visitar
O destino reúne hospedagens, experiências culturais e espaços gastronômicos que fortalecem a vocação de Paraty para receber visitantes nacionais e internacionais. Entre as opções, estão o Sandi Hotel, referência por sua localização no centro histórico, além de iniciativas como o Shambhala Spa Paraty, a Gelateria Miracolo, o restaurante Fugu Japanese Food, a Nectar Experience Paraty, a Galeria ao Quadrado, a Cerâmica Foz, o Pupus Panc Party e a Villa Bom Jardim, que representam a diversidade de propostas em hospitalidade e cultura na cidade.
Com a presença na lista da Forbes e a variedade de experiências que o destino oferece, Paraty consolida sua posição global no turismo cultural, natural e de hospitalidade. A combinação entre patrimônio preservado, natureza e protagonismo local sustenta a escolha da cidade como referência internacional para viajantes em busca de experiências completas e conscientes.