Móveis brasileiros conquistam novos mercados e exportações somam US$ 208 milhões em 2012

Compartilhe:

São Paulo – As exportações brasileiras de móveis cresceram 7,2% no ano passado sobre 2011 para US$ 208 milhões. As informações foram divulgadas pelo Brazilian Furniture, projeto de fomento à inserção das empresas do setor no mercado externo levado adiante pela Agência Brasileira de Promoção das Exportações e Investimentos (Apex), Sindicato das Indústrias do Mobiliário do Distrito Federal (Sindimam) e Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário (Abimóvel).

O projeto Brazilian Furniture tem como mercado alvos Estados Unidos, Peru, Angola, México, Chile, Colômbia, Rússia, África do Sul e Emirados Árabes Unidos. As vendas das empresas integrantes da iniciativa para estes mercados avançou 7,5% de 2010 ao ano passado, segundo os organizadores.

Para alguns mercado específicos, as exportações do projeto cresceram bem acima das vendas internacionais do Brasil como um todo. Foi o caso do México. Enquanto as exportações gerais do País para lá avançaram 14%, os envios do Brazilian Furniture cresceram 43% no mesmo período.

“Este resultado comprova a eficiência do modelo que adotamos para dar maior visibilidade à indústria brasileira de móveis nos principais mercados internacionais, com base na preparação das empresas e participação em eventos setoriais no exterior”, comenta Adriana Katekawa, responsável pela área de Inteligência Comercial do Projeto.

Fonte: ANBA

Tags: