Ministro de Serra Leoa visita o Mapa e tem interesse em programas de combate à fome

Compartilhe:

Brasília – O ministro da Agricultura, Pecuária e   Abastecimento, Antônio Andrade, reuniu-se nesta sexta-feira(24) com o   ministro da Agricultura de Serra Leoa, Joseph Sam Sesayano, para apresentar   os programas implementados pelo governo brasileiro para o setor agrícola,   incluindo aqueles voltados para segurança alimentar e cooperação Sul/Sul.

Participaram do encontro o secretário de Relações Internacionais do Agronegócio, Célio Porto, o presidente da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Rubens Rodrigues  dos Santos, e o representante da FAO (Fundo das Nações Unidas para a   Agricultura e Alimentação) em Serra Leoa, Walter de Oliveira.

Entre os programas brasileiros apresentados, o ministro de Serra Leoa interessou-se   particularmente pelo Programa de Aquisição de Alimentos desenvolvido pela   Conab.

“Buscamos aqui no Brasil principalmente os programas de combate à fome. Olhamos vários países, mas o Brasil é o que mais pode dar este aparato para nós”, disse Sesayano.

O Ministro Antônio Andrade informou ao seu colega de Serra Leoa que a presidenta da República, Dilma  Roussef, tem interesse em estabelecer uma cooperação entre Brasil e África.

“A presidente tem uma grande   preocupação com o continente africano. Nossos países são semelhantes, temos   terras parecidas. Queremos também que vocês tenham segurança alimentar e   possam exportar o excedente”, colocou.

O Programa de Aquisição de   Alimentos, que comemora neste ano 10 anos, consiste na compra de alimentos de   produtores que não têm para quem comercializar, sendo destinados para quem   não possui condições de comprar.

“Aqui no Brasil destinamos os   produtos basicamente para creches e entidades filantrópicas”, explicou o   presidente da Conab.

Ao final da reunião foram   entregues ao ministro Joseph folhetos explicativos sobre todos os programas   brasileiros relacionados a estas áreas que serão analisados para possível   implantação.

Fonte: Assessoria de   Comunicação Social do Mapa

Tags: