Ministro argentino virá ao Brasil em fevereiro para discutir agenda agrícola positiva

Compartilhe:

Da Redação (*)

Brasília  – O ministro a Agricultura da Argentina, Norberto Yauhar, visitará o Brasil na primeira quinzena de Fevereiro para dar continuidade às conversações mantidas na semana passada em Buenos Aires com o ministro Mendes Ribeiro (da Agricultura, Pecuária e Abastecimento) com o objetivo principal de estabelecer uma estratégia comum de promoção comercial visando ao crescimento regional agropecuário brasileiro e argentino.

Na reunião realizada em Buenos Aires, os dois ministros acertaram a vinda a Brasília, na próxima semana, de uma missão técnica do Ministério da Agricultura da Argentina. Os técnicos dos dois ministérios vão discutir o estabelecimento de uma pauta comum de temas e uma estratégia de ação a ser implementada pelos dois governos.

Brasil e Argentina são dois dos principais produtores e exportadores mundiais de commodities agrícolas, membros do Mercosul mas nem por isso atuam de forma coordenada em suas ações de comércio exterior.

Há cerca de dois anos, os governos brasileiro e argentino chegaram a ensaiar um movimento no sentido de integrarem as iniciativas de promoção comercia nos mais diferentes setoresl. A ideia era fazer com que pelo menos nas principais missões enviadas ao exterior por um dos países passasse a contar com representantes do governo e da iniciativa do outro sócio e vizinho. Apesar de apoiado pelos dois governos, o projeto nunca chegou a ser verdadeiramente implementado.

Por ocasião da visita a Buenos Aires, o ministro Mendes Ribeiro tratou do assunto com seu colega argentino, Norberto Yauhar e ficou decidido que as bases de uma ação conjunta começará a ser definida primeiramente através da vinda a Brasília da missão técnica, na próxima semana, para ser concluída  na reunião dos ministros Mendes Ribeiro e Norberto Yauhar.

Ao falar sobre sua visita a Buenos Aires, o ministro Mendes Ribeiro Filho salientou a necessidade dos países criarem uma agenda comum positiva para agricultura e pecuária, visando o fortalecimento econômico de ambos. “Brasil e Argentina possuem desafios em comum, como a busca de alternativas de transporte, agregar valor aos produtos primários e reduzir os custos de produção”.

Por sua vez, o ministro Norberto Yauhar agradeceu a visita do ministro brasileiro e destacou que o aprofundamento da integração das duas pastas garantirá maior confiança entre as nações. Uma das preocupações levantadas é como Brasil e Argentina farão para ajudar a reduzir a fome no continente e no mundo.
(*) Com informações da Assessoria de Comunicação Social do MDIC

Tags: