Brasília – O Fórum Social Mundial Temático 2013, que ocorre entre os dias 26 e 30 deste mês, em Porto Alegre, contará com a presença e o apoio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). Os destaques da participação serão o estande, as oficinas e o apoio às atividades relacionadas à segurança e soberania alimentar. As atividades serão realizadas junto à Usina do Gasômetro, grande centro cultural e um dos pontos mais tracionais, inclusive para admirar o famoso pôr do sol de Porto Alegre.
No estande será possível encontrar publicações e esclarecer dúvidas sobre as ações e políticas públicas operacionalizadas pelo Mapa, com servidores que permanecerão à disposição do público durante os cinco dias do evento.
Às 10h do dia 28 ocorre a primeira oficina, onde Kleber Santos, diretor substituto do Departamento de Cooperativismo e Associativismo abordará o tema “Cooperativismo e organização social” e às 14h deste mesmo dia, Elvison Nunes Ramos, coordenador de Manejo Sustentável do Departamento de Sistema de Produção e Sustentabilidade, fará uma exposição sobre o “Programa de Agricultura de Baixa Emissão de Carbono – ABC”.
Já no dia 29, às 10h, Sílvio Porto, diretor de Política Agrícola e Informações da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), vinculada ao Ministério da Agricultura, falará sobre “Compras governamentais com enfoque no Programa de Aquisição de Alimentos (PAA)”, e às 14h, Rogério Dias, coordenador de Agroecologia abordará “Políticas Públicas do Mapa para Agroecologia e Produção Orgânica”, encerrando as oficinas.
O Ministério da Agricultura apoiará também a realização de Oficinas, mesas redondas e visitas organizadas pelo “Fórum Fome Zero Porto Alegre”, o qual reúne um conjunto de entidades que organizam o PAA, operacionalizado pela Conab. As atividades preveem temas relacionadas à segurança e soberania alimentar.
Na pauta das palestras estão temas ligados a diálogos sobre a erradicação da miséria, segurança alimentar e inclusão produtiva e a alimentação, economia popular solidária e geração de trabalho e renda.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social do Mapa