Brasília – Os mexicanos aceitaram as garantias sanitárias do Brasil e, pela primeira vez, o país vai exportar carne e ovos férteis de frango para aquele mercado. A documentação que viabiliza a relação comercial foi enviada pelos mexicanos nesta quarta-feira, 24 de julho, para o Departamento de Saúde Animal do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).
“Com essa documentação reconhecendo as garantias sanitárias brasileiras, já poderemos começar a exportar. A previsão é que, nos próximos dias, a Secretaria de Defesa Agropecuária do Mapa libere o Certificado Sanitário Internacional no Sistema de Informações Gerenciais dos Sistema de Inspeção Federal [SIGSIF]”, afirmou o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Antônio Andrade. Após a liberação do certificado, que deverá ser preenchido pelas empresas, os estabelecimentos aptos poderão exportar os produtos.
As negociações com os mexicanos fazem parte da estratégia do governo federal para a abertura de novos mercados na América Latina para produtos do agronegócio brasileiro.
No primeiro semestre deste ano, o país vendeu para o mercado internacional 1,8 milhão de toneladas de carne de frango, totalizando US$ 3,8 bilhões (alta de 7,9% em relação ao mesmo período do ano passado).
Fonte: Assessoria de Comunicação Social do Mapa