Brasília – O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Blairo Maggi, assinou nesta terça-feira (9), em Vacaria (RS), protocolo de intenções destinado a operacionalizar recursos do setor privado para dar suporte às ações do Centro de Controle Biológico e Manejo Integrado da Mosca das Frutas (Centro Moscasul), da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).
A cooperação envolve a Embrapa, Associação Brasileira de Produtores de Maçã (ABPM), Associação Gaúcha dos Produtores de Maçã (Agapomi), Sindocopel e Associação dos Produtores de Pêssego da Região de Pelotas. O presidente da Embrapa, Maurício Antônio Lopes, e representantes das quatro entidades do setor de fruticultura participaram da assinatura do protocolo.
Em sua visita ao Sul do país, o ministro também anunciou a liberação de R$ 506,9 mil para conclusão do Centro Moscasul. Blairo também disse que, em setembro, irá à Índia participar da reunião dos Brics e começar as negociações para a abertura do mercado indiano às exportações brasileiras de maçã.
O ministro visitou ainda um pomar com telas de proteção contra granizo. Parte da tecnologia foi desenvolvida pela Embrapa. As telas também garantem melhor coloração às maçãs.
Nesta quarta-feira (10), Blairo vai ao município de São Joaquim, grande produtor da fruta de Santa Catarina.
Fonte: Mapa