Vitória (ES) – Milhares de quilômetros separam o Brasil dos Estados Unidos, mas ao mesmo tempo, os dois países possuem algo em comum que os mantem unidos há décadas: o comércio de rochas ornamentais. De 05 a 08 de abril, 72 exportadores brasileiros de produtos como quartzito, mármore e granito, estarão na Coverings 2022, a maior e mais tradicional feira norte-americana do setor de revestimento, que acontecerá em Las Vegas.
Durante os quatro dias do evento, os visitantes terão acesso ao Pavilhão Brasileiro que abrigará empresas de pequeno, médio e grande porte em uma área total de 3.456 m² (aproximadamente 32.000 sqfts). No espaço equivalente a cerca de sete piscinas semiolímpicas estarão reunidas empresas brasileiras que contarão com subsídio do It’s Natural – Brazilian Natural Stone, programa de apoio às exportações de rochas ornamentais mantido pelo Centro Brasileiro dos Exportadores de Rochas Ornamentais (Centrorochas) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil).
O presidente do Centrorochas, Tales Machado, avalia que o momento é positivo para as exportações, diante da alta registrada pelo segmento em 2021. Conforme dados da entidade nacional do segmento, no ano passado as exportações brasileiras somaram 1,34 bilhões de dólares e bateu crescimento de 35,5% com relação a 2020.
“Somos o maior e mais importante fornecedor de chapas para os EUA, e queremos nos tornar o principal parceiro nos grandes projetos e no fornecimento de produto acabado: temos qualidade, diversidade e competência para isso”, pontuou. Os Estados Unidos aparecem na liderança como maior consumidor das rochas ornamentais brasileira representando 62,7% de todas as nossas exportações China (11,5%) e Itália (6,5%) ocupam as posições seguintes.
Por tradição, o mercado americano sai na frente no consumo de chapas e produtos acabados, com a utilização das pedras brasileiras em projetos dos mais diversos tamanhos. O gestor It’s Natural, Rogério Ribeiro, explica o interesse mútuo entre as duas economias. “Os empresários brasileiros estão ansiosos pelo retorno aos Estados Unidos uma vez que, não houve feira em 2020 e em 2021 tivemos apenas um estande institucional, dadas as restrições em razão da pandemia do Covid-19. O Brasil tem muito a oferecer. O país é líder mundial em diversidade geológica e conta com mais de 1.200 variedades de produtos”, explica.
Rochas brasileiras aplicadas
Localizada em uma das vistas mais incríveis e inspiradoras de Manhattan, uma cobertura avaliada em mais de US$ 39.500.000 ganhou revestimento em granito Copacabana, rocha exótica natural extraída no interior do Estado de Minas Gerais no Brasil. O material foi fornecido pela Super Clássico Natural Stone uma das empresas participantes do Pavilhão Brasileiro na Coverings 2022.
Participam da Coverings 2022, com o apoio do It’s Natural – Brazilian Natural Stone, as marcas Altivo Pedras, Amagran, Andrade, Angramar, Art Sul, Bramagran, Brasigran, Brothers in Granite, Brumagran, Cajugran, Calvi Granitos, Capital Granite, Coex, Costa Granitos, CS3, Decolores, Diamond, Elite Stones, Emerick Stones, Ferraz Brasil, Fortuna Granitos, Gramazini, Gramil, Grandall Granitos, Granex do Brasil, Granibras, Granipex, Graniti, Granitos Collodetti, Granos Granitos, Gransena, Igramar, Imarf, Imetame, Internacionale, Itinga Mining Group, Laka Granitos, Levantina, Luchoa, Magban, Magnitos Magnago, Mameri Rochas, Maqstone, Marcel, Margramar, MG2 Granitos, Micapel Slate, Michelângelo, Milanezi Granitos, Mineração Borchardt, Mineração Granduvale, Mineral Stone, Monte Negro, Naturale Granitos, Nova Aurora, Nova Stone, Pedra do Frade, Pemagran, Pettrus, Poliex, PR Grupo Paraná, Qualitá Group, Quartzblue, S&J Mineração, Santo Antonio, Stone Palace, Stone Hill, Testi do Brasil, Thor, Toledo Mineração, Vitoria Stone e Yellow Stone.
(*) Com informações do Centrorochas