It’s Natural promove as rochas brasileiras no palco principal da Marmomac, maior feira do mundo do setor

Compartilhe:

Brasília – A palestra “Conheça o poder das rochas brasileiras” fez parte do calendário oficial de eventos da Marmomac 2022. No dia 30 de setembro, os visitantes da maior e mais importante feira mundial para a cadeia de fornecimento e valor da pedra natural tiveram a oportunidade de participar da apresentação exclusiva. A ação foi realizada pelo It’s Natural – Brazilian Natural Stone, com apoio da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) e Centro Brasileiro dos Exportadores de Rochas Ornamentais (Centrorochas).

O gestor do projeto It’s Natural, Rogério Ribeiro, o especificador internacional de rochas, Paulo Giafarov, e a arquiteta e urbanista brasileira, Vivian Coser, conduziram a palestra sobre as potencialidades do Brasil no segmento ornamental.

Além de possuir a maior diversidade geológica do mundo, o Brasil detém um grande parque fabril para fornecimento de blocos, produtos acabados, semiacabados, obras de arte, de design, arquitetura, dentre outras. “O Brasil é o principal fornecedor de rochas para a Itália. Historicamente esse país se consolida como um dos principais mercados compradores do mundo, se posicionando entre os mais importantes destinos desses materiais em estado bruto. É extremamente importante estarmos aqui falando sobre nossa diversidade de materiais e capacidade de produção para atender demandas em grandes volumes”, pontuou Rogério Ribeiro.

Graças à capacidade tecnológica de produção, as rochas brasileiras passam por processos modernos e ambientalmente sustentáveis. Mais de 95% de toda a água utilizada no processo produtivo é reaproveitada. Além disso, os subprodutos do beneficiamento das rochas estão cada vez mais se tornando matéria-prima para a fabricação de produtos de outros segmentos econômicos.

 

Maior participação brasileira

O Brasil é o principal fornecedor de rochas ornamentais para a Itália, de acordo com dados extraídos do Comtrade e divulgados pelo Centrorochas. O dado refletiu no alto índice de participação das empresas nacionais na edição deste ano da Marmomac, que contou com 40 empresas no Pavilhão Brasileiro, registrando a maior presença do país em toda história da feira.

Nos últimos cinco anos (2017-2021), as vendas do segmento de rochas naturais brasileiras para a Itália representaram 19,8% de tudo o que foi importado pelo país. Em 2021, o Brasil atingiu o melhor resultado desse período, totalizando faturamento de 103 milhões de dólares.

“Exportar não é só vender um produto para o mercado internacional, mas também é levar um pouco do Brasil mundo afora”, afirmou o presidente do Centrorochas, Tales Machado, durante a abertura do pavilhão que contou, pela primeira vez, com a participação das autoridades locais. Por lá estavam o cônsul-geral do Brasil em Milão, Hadil da Rocha Viana; o presidente da Veronafiere, Federico Bricolo; o vice-presidente da Veronafiere, Matteo Gelmetti; Damiano Tommasi, prefeito de Verona; Manuel Scalzotto, presidente da Província de Verona; Elisa de Berti, conselheira de Obras Públicas, Infraestrutura e Transporte da Região do Veneto; e o coordenador de indústria e serviços da ApexBrasil, Paulo Roberto da Silva.

Empresas presentes no Pavilhão Brasileiro na Marmomac 2022: Amagran, Angramar, Bramagran, Brasigran, Cajugram, Calvi Granitos, Capital Granite, Comil Cotaxe, Corcovado Granitos, Decolores, Ferraz Brasil, Fortuna Granitos, Gramazini, Gramil, Granex do Brasil, Granipex, Granitos Colodetti, Granos Granitos, Imetame, Itinga Mineração, Levantina, Magban, Magnitos Magnago Granitos, Mameri Rochas, Marbrasa, Marcel Granitos, Margramar Granitos, Marmífera, Micapel Slate, Mineração Borchardt, Monte Negro Mármores e Granitos, Naturale Granitos, Nova Aurora, Pedra do Frade, Pemagran Group, Poliex Acabamentos Especiais, Quartzblue, Santo Antonio, Super Clássico e Thor Granitos e Mármores.

(*) Com informações da ApexBrasil

Tags: