São Paulo – As importações brasileiras de fertilizantes caíram 5,1% no acumulado deste ano até julho sobre o mesmo período de 2022, com 20,35 milhões de toneladas ingressando no mercado nacional. O dado foi divulgado pela Associação Nacional para Difusão de Adubos (Anda) junto com o desempenho geral do setor no período.
Em julho, individualmente, as compras de fertilizantes do exterior pelo Brasil recuaram ainda mais em relação ao mesmo mês do ano passado. As importações diminuíram 13,8% para 3,64 milhões de toneladas.
A Anda divulgou também que no Porto de Paranaguá, principal porta de entrada dos adubos no País, houve recuo de 21,2% nas chegadas de fertilizantes de janeiro a julho, com 5 milhões de toneladas recebidas.
As entregas gerais de fertilizantes no Brasil, porém, cresceram 6,2% nos sete primeiros meses do ano, com 23 milhões de toneladas. Em julho houve aumento de 25,4%, com 4,47 milhões de toneladas.
Quem recebeu o maior volume de janeiro a julho foi o estado do Mato Grosso, com 24,7% do total e 5,7 milhões de toneladas, seguido por Paraná, Goiás, Rio Grande do Sul, São Paulo e Minas Gerais.
(*) Com informações da ANBA