Em parceria com o Sebrae, Agência leva estratégia que incentiva novos negócios em destinos brasileiros para evento mais importante do segmento MICE
Brasília – A Embratur irá inovar na feira mais importante do segmento MICE (da sigla em inglês referente ao turismo de reuniões, viagens de incentivo, congressos, feiras e eventos em geral), que acontece, anualmente, em Barcelona, na Espanha. Para a IBTM World, entre os dias 19 e 21 de novembro, a Agência irá apresentar o ‘Brasil Incentive Showcase’, uma plataforma que traz uma seleção dos principais destinos para viagens de incentivo. O objetivo é mostrar o potencial brasileiro e ampliar o fluxo do turismo de negócios e eventos do Brasil no mundo.
Em parceria com o Sebrae, a Embratur irá levar mais de 30 coexpositores para a IBTM World. Destinos brasileiros como o estado da Bahia e a sua capital, Salvador, as cidades de São Paulo e Campinas (SP), Rio de Janeiro e Foz do Iguaçu (PR), além de empreendimentos, hotéis e companhias aéreas, estarão no estande do Brasil.
Por lá, os visitantes poderão sentir os sabores da nossa gastronomia com ingredientes regionais durante a master class de caipirinha e conferir as ‘Destination Experience’, apresentações dos destinos brasileiros para compradores selecionados pela organização da IBTM. As apresentações, de 15 minutos cada, serão feitas pelos representantes dos destinos.
Para o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, com o lançamento da nova plataforma, operadores, empresas e associações vão ter mais subsídios na escolha do destino para os viajantes de incentivo, proporcionando informações sobre a infraestrutura, conectividade, experiências, sustentabilidade e eventos realizados.
“O Brasil se consolida cada vez mais como um destino estratégico para o turismo de grandes eventos internacionais, com uma agenda robusta em 2024 e 2025, como o G20, a COP 30, as reuniões do BRICS e teremos em 2027 também a Copa do Mundo Feminina de Futebol. Esses encontros reforçam a capacidade do país de sediar eventos de alta complexidade em todas as regiões do país. Temos infraestrutura para eventos internacionais em destinos de natureza, de praia ou grandes centros urbanos como Rio de Janeiro e São Paulo”, observou.
O segmento MICE (Meetings, Incentives, Conferences and Exhibitions) é um dos mais rentáveis dentro do turismo. A demanda de serviços de alto valor agregado e seus viajantes gastam até quatro vezes mais no destino do que os turistas de lazer.
De acordo com a Associação Internacional de Congressos e Convenções (ICCA), em 2023, o Brasil ocupou o primeiro lugar na América Latina, o terceiro nas Américas e o 20º lugar no ranking mundial de realização de eventos internacionais.
O presidente da Embratur ressalta, ainda, que a integração entre negócios e lazer, conhecida como bleisure, é uma oportunidade crescente para o Brasil.
“A proposta de aliar eventos corporativos a experiências turísticas é estratégica para maximizar o impacto econômico e fortalecer a imagem do país como um destino completo, tanto para negócios quanto para lazer. Quem vem para um evento também quer conhecer o país, e no Brasil vai ter a oportunidade de conhecer uma gastronomia em cada diferente região do país, e a diversidade de nossa cultura”, pontuou Freixo.
Brasil: destino de negócios
A estratégia da Embratur é reposicionar o Brasil como destino qualificado para negócios, a partir da inovação na promoção de experiências autênticas, identitárias e atentas às demandas corporativas que impulsionam a atração de investimentos, a inovação e a sustentabilidade.
O diretor de Marketing Internacional, Negócios e Sustentabilidade da Embratur, Bruno Reis, destacou os esforços da Agência para desenvolver ainda mais o segmento MICE no país. “Estamos investindo em parcerias e ações estratégicas para promover o Brasil como palco dos principais eventos globais, destacando a hospitalidade brasileira e o potencial do país em receber congressos, feiras e eventos de grande porte, sempre priorizando a sustentabilidade e a inovação. Essas ações vão ao encontro do nosso foco na geração de novos negócios, aproveitando a nossa vocação para receber eventos e proporcionar experiências únicas para o turista de negócios”, explica.
Nessa estratégia, o Brasil vai receber em 2025 o evento inVOYAGE | Networking for Luxury Incentive & Events Creators. É a primeira vez que a iniciativa vai acontecer na América Latina. O evento irá reunir, no Rio de Janeiro, um grupo de especialistas em destinos e eventos de nível sênior e viagens de incentivo e de luxo do mundo que buscam se conectar com profissionais de eventos corporativos e de agências de alto nível, especificamente com requisitos e orçamentos internacionais de alto padrão. A Agência ainda dialoga com experts no segmento como a Society for Incentive Travel Excellence (SITE) e a Professional Convention Management Association (PCMA).
Nos primeiros nove meses de 2024, o Brasil recebeu 4,9 milhões de turistas internacionais, um aumento de 12% em relação ao mesmo período de 2023, alcançando o melhor resultado histórico para setembro, com uma alta de 16% em comparação ao nono mês do ano anterior.
As viagens de incentivo são muito importantes para as empresas em áreas como retenção de talentos, formação de novos líderes, utilização de viagens como recompensa e reconhecimento para equipes que trabalham remotamente. O período de maior demanda para as viagens MICE é entre março e maio, sendo que as áreas com maior procura mundialmente são as ciências médicas, tecnologia e ciência.
(*) Com informações da Embratur