Graneleiro atracado no TGG recebe o maior embarque de granéis sólidos da história do porto

Compartilhe:

Santos – O Porto de Santos faz o maior embarque de granéis sólidos da sua história. Atracado no Terminal de Granéis do Guarujá (TGG) desde as 17h30 da segunda-feira (dia 17), o navio Leonidas Warrior receberá 112.000 toneladas de milho em 50h de operação ininterrupta (descontadas interrupções causadas pelas chuvas). Em 2010, o milho foi a carga que registrou maior crescimento no Porto de Santos – foram 5,56 milhões de toneladas movimentadas, um número 56,6% maior que o de 2009 (3,55 milhões de toneladas). Anteriormente, o recorde pertencia ao navio Elettra, cujas 101.980 toneladas de carga também tinham sido embarcadas no TGG.

O Leonidas Warrior, de bandeira dominicana e agenciado pela Fertimport (Bunge), tem 290 metros de comprimento e 46 metros de largura, um tamanho classificado como cape size – grande demais para passar por eclusas de canais e, por isso, tem de contornar cabos (como o Cabo Horn).

Após carregado, o navio terá calado de 12,9 metros. Se sua capacidade de armazenamento fosse plenamente aproveitada, o navio precisaria de um canal de navegação de 17 metros de profundidade. Sua capacidade máxima de armazenamento é 190.000 toneladas, distribuídas por 9 porões.

Atualmente, o canal de navegação no Porto de Santos tem 13,3 metros de profundidade. Quando as atuais obras de dragagem de alargamento e aprofundamento do canal de navegação terminarem, seu calado será de 15 metros – o Leonidas Warrior poderá receber 160.000 toneladas de carga com esta profundidade. Até 2014, o canal será aprofundado a 17 metros, e navios como este cape size poderão ser utilizados em sua capacidade máxima dentro do porto.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social/Companhia Docas do Estado São Paulo

Tags: