Geraldo Alckmin. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Geraldo Alckmin será um dos destaques da Conferência Anual do CEBC em São Paulo

Compartilhe:

Tema do evento será “A Nova Agenda Brasil-China: Neoindustrialização e Sustentabilidade”; autoridades e empresários dos dois países estarão presentes

Rio de Janeiro – O Vice-Presidente da República, Geraldo Alckmin, participará nesta segunda-feira (23) da Conferência Anual do Conselho Empresarial Brasil-China (CEBC), que terá por tema “A Nova Agenda Brasil-China: Neoindustrialização e Sustentabilidade”. Também falarão no evento o Embaixador da China no Brasil, Zhu Qingqiao, o Secretário de Ásia e Pacífico do Itamaraty, Embaixador Eduardo Saboia, a Secretária de Assuntos Internacionais do Ministério da Fazenda, Tatiana Rosito, a Secretária de Comércio Exterior do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Tatiana Prazeres, o Secretário de Comércio e Relações Internacionais do Ministério da Agricultura e Pecuária, Roberto Perosa, o Vice-Presidente do Setor Privado do Banco de Desenvolvimento da América Latina e Caribe (CAF), Jorge Arbache, e o Presidente do CEBC, Embaixador Luiz Augusto de Castro Neves.

Os dois temas que nortearão a Conferência ampliam os horizontes de cooperação e negócios entre os dois países e estão em linha com propostas apresentadas pelo CEBC para a relação bilateral nos últimos anos.

O primeiro será discutido no painel “Investimentos, Neoindustrialização e Powershoring”, que abordará, entre outras questões, como os investimentos chineses em áreas ligadas à tecnologia e à descarbonização podem contribuir para o desenvolvimento industrial brasileiro.

O segundo painel, “Sustentabilidade, Biotecnologia e Mercado de Carbono”, analisará o papel da biotecnologia para a redução de emissões que provocam o efeito estufa, e as oportunidades de cooperação Brasil-China trazidas pela ênfase em sustentabilidade, entre as quais o mercado de carbono.

Na condição de Vice-Presidente, Alckmin preside a Comissão Sino-Brasileira de Alto Nível de Concertação e Cooperação (COSBAN), que é o principal mecanismo permanente de diálogo entre os governos dos dois países.

Além das autoridades brasileiras, participarão dos painéis representantes de empresas associadas ao CEBC, entre os quais a CEO da Bayer Brasil, Malu Nachreiner, o Head de Relações Externas da Vale, Gustavo Biscassi, a Líder Global de Relações Corporativas da Suzano, Mariana Lisbôa, o Diretor de Relações Institucionais e ESG da Prumo Logística, Eduardo Kantz, a Diretora de Relações Institucionais da Embraer, Verônica Prates, e a sócia do Kasznar Leonardos Advogados, Nancy Caigawa. Os painéis serão moderados pelo Ex-Embaixador do Brasil na China e membro do Comitê Consultivo do CEBC, Marcos Caramuru, e por Adriana Brondani, Diretora da Biofocus Hub.

Para Malu Nachreiner, iniciativas como as lideradas pelo CEBC são fundamentais para as relações do Brasil com a China, e o agro tem papel estratégico nessa cooperação: 70% da produção brasileira de soja é exportada para lá, destino que também tem se tornado relevante para o milho nacional.

“Ter um espaço que fomenta uma relação de colaboração entre dois países tão relevantes no cenário internacional é muito importante para empresas como a Bayer, que acreditam que a cocriação é a maior aliada da inovação. A China é uma das grandes protagonistas no cenário mundial e quanto maior o diálogo e a abertura às novas tecnologias, mais amplos os benefícios para os países e para a economia global”, afirma Nachreiner.

“Década após década, a Bayer tem investido em ciência e pesquisa para entregar o que há de mais avançado aos agricultores, como biotecnologias de ponta fundamentais para elevar a produção de grãos para um novo patamar. Esse tipo de avanço tem permitido que produzam mais com menos uso de recursos naturais e insumos, impactando positivamente o meio ambiente”, finaliza.

A Conferência Anual do CEBC 2023 tem o patrocínio master da Bayer, diamante da Vale, ouro da Embraer, Porto de Açu e Suzano e prata do Kasznar Leonardos.

(*) Com informações do CEBC

Tags: