Fruit Logistic, maior feira mundial de frutas, terá participação de 50 empresas brasileiras

Compartilhe:

Brasília – Com o avanço da vacina contra a Covid em âmbito global, fruticultores brasileiros vão à Alemanha participar da maior feira de frutas do mundo, a Fruit Logistica 2022. A ação é organizada pela Associação Brasileira dos Produtores e Exportadores de Frutas e Derivados (Abrafrutas) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), por meio do projeto Frutas do Brasil.

A Feira que ocorrerá de 5 a 7 de abril deste ano, em Berlim, reuniu no último evento presencial, em 2020, mais de 3300 expositores de 91 países com apresentação de produtos, prestações de serviços e soluções técnicas.

O Brasil será representado por 50 empresas exportadoras associadas à Abrafrutas e estarão todos localizados no Hall 23 da Messe Berlin, stands B01 e B02. Considerada como acesso a grandes negócios comerciais, os exportadores brasileiros afirmam estar confiantes e apontam que este ano irão aproveitar ainda mais as oportunidades de firmarem novos negócios.

Durante os dias de evento, o Stand do Brasil receberá a visita do embaixador do Brasil na Alemanha, Roberto Jaguaribe e de representantes do Banco do Brasil S.A., da agência de Frankfurt, sendo este um dos mais antigos bancos estrangeiros na Alemanha.

Para o presidente da Abrafrutas, Guilherme Coelho, a retomada presencial em eventos como a Fruit Logistica é muito importante, pois facilita o networking entre os principais players deste setor. Guilherme reforça também o crescimento da fruticultura brasileira e do posicionamento como grande concorrente mundial na produção de frutas de altíssima qualidade.

“Passamos por momentos bem difíceis decorrentes da pandemia, mas em nenhum momento deixamos de produzir nossas frutas e gerar milhares de empregos. Os desafios enfrentados reforçam o quanto estamos preparados para oferecermos ao mercado mundial frutas de altíssima qualidade. Além disso, temos nos posicionado como grande mercado fornecedor de frutas, pois em nosso país existem frutas produzidas o ano inteiro”, disse o presidente da associação.

Luiz Roberto Barcelos, diretor da Agrícola Famosa, maior empresa exportadora de melão do país,  veterano em participações em feiras, afirma que apesar de todo o cenário incerto de pós pandemia, da crise causada pela guerra entre Rússia e Ucrânia, que afetou demandas, tais como a procura por fertilizantes, encarecimento dos fretes, embaraços logísticos e outros, a Feira será uma ótima oportunidade para tratar também sobre esses assuntos.

“Essa é uma das feiras mais antigas e a mais importante do setor, sendo uma ótima oportunidade para fazermos novos negócios e fortalecermos os acordos com clientes já firmados. Em três dias iremos nos reunir com quase todos os clientes, realmente é a feira mais importante e estaremos lá com este grande desafio de pós pandemia que nos dará a oportunidade de conversar bastante com empresas de logística, transporte marítimo, embalagens, fertilizantes e etc”, afirmou Barcelos.

Presentes há onze anos neste grande evento, representantes da empresa Gold Fruit afirmam que as expectativas são as melhores possíveis. Para eles, participar novamente da Fruitlogística e ter a oportunidade de conversar com novos clientes “face to face” é muito importante para fomentar ainda mais os negócios, principalmente, neste momento de crise gerada pela guerra, no qual deixaram de fornecer frutas para o mercado russo.

“Os impactos da guerra têm sido vistos em vários setores e, isso, tem nos afetado diretamente. Os insumos agrícolas e o combustível, por exemplo, fizeram os preços dispararem no mundo todo. “Teremos muitas dificuldades em repassar este aumento de custos para os nossos clientes”, explicou Mário Otsuka, CEO da Gold Fruit.

Durante a feira, a Abrafrutas promoverá o Cook Demostration, ação que visa apresentar às empresas distribuidoras, varejistas e consumidores europeus as variedades das frutas brasileiras e as várias formas de consumi-las. Essa ação terá a participação da renomada chef brasileira Luciana Berry, estrela da gastronomia londrina, que fará receitas especiais integradas à culinária europeia.

A Fruit Logistica é a principal feira para o comércio global de hortifruticultura e representa toda a cadeia de valores do setor, desde a produção ao ponto de venda. Este ano, os organizadores esperam receber cerca de 2000 expositores provenientes de 80 países.

(*) Com informações da Apex-Brasil

Tags: