Da Redação (*)
Brasília – O Clube Mulheres de Negócios em Língua Portuguesa (CMNLP) realizará no próximo dia 28 de novembro, na sede da Confederação Nacional da Indústria (CNI), em Brasília, mais uma edição do Fórum Mulheres: Mercosul-UE, um evento exclusivo para mulheres e uma iniciativa inédita que pretende inserir a perspectiva de gênero no Acordo de Livre Comércio entre o Mercosul e a União Europeia.
Após o sucesso da edição inicial realizada no dia 28 de outubro, em Lisboa, com representantes de 10 países e mais de 90 participantes presenciais, o Fórum chega a Brasília para ser um espaço permanente de diálogo, cooperação e negócios, reunindo lideranças empresariais, políticas, acadêmicas e da sociedade civil.
O objetivo é garantir que os benefícios do acordo comercial — que envolve mais de 700 milhões de pessoas — sejam distribuídos de forma equitativa, promovendo inclusão, justiça social e fortalecimento econômico das mulheres.
Eventos já confirmados:
- Brasília – 27 de novembro de 2025, na Confederação Nacional da Indústria (CNI)
- Fortaleza – 03 de dezembro de 2025, na Federação da Indústria do Estado do Ceará (FIEC)
A programação inclui painéis temáticos, sessões de networking estratégico e plenárias de compromissos institucionais, abordando temas como:
- inclusão de gênero no acordo Mercosul-UE;
- acesso feminino a crédito, infraestrutura e ativos produtivos;
- fortalecimento do empreendedorismo e da participação política das mulheres;
- políticas públicas e recomendações concretas para ampliar a equidade de gênero no comércio internacional.
“O Fórum nasce para garantir que as mulheres não sejam apenas beneficiárias indiretas do acordo, mas protagonistas na sua formulação e implementação. É um passo decisivo para transformar oportunidades em resultados concretos”, destaca Rijarda Aristóteles, Fundadora e Presidente do CMNLP.
(*) Com informações do CMNLP







