Em Santiago, Jorge Viana, presidente da Agência, destaca potencial de ampliação nas relações comerciais entre os dois países durante encontro com empresários brasileiros e chilenos. Encerramento do evento contará com participação do presidente Lula e do presidente Gabriel Boric
Da Redação (*)
Brasília – O presidente da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), Jorge Viana, defendeu hoje a ampliação dos investimentos e dos negócios entre Brasil e Chile ao abrir o Fórum Empresarial Chile-Brasil, em Santiago (Chile). Segundo Viana, os dois países já possuem uma ótima relação histórica, mas ainda há muito espaço para crescer. “O que nos interessa ao longo do dia é que haja uma conversação, haja um posicionamento dos diferentes setores das economias dos nossos países, para que a gente possa, a partir disso, aprofundar as relações comerciais entre os dois países”, afirmou.
Realizado nesta segunda-feira (5) paralelamente à visita oficial do presidente Lula ao Chile, o Fórum Empresarial foi organizado pela ApexBrasil e será encerrado no fim do dia pelos presidentes Lula e Gabriel Boric. Participam cerca de 500 empresários de ambos os países no encontro, que deve gerar negócios e estreitar as relações comerciais entre as duas economias.
Confira o press kit sobre o Fórum Empresarial Chile – Brasil.
Comércio e investimentos bilaterais
No 11º encontro empresarial organizado pela Apex no exterior com a presença do presidente Lula, Viana adiantou que a expectativa de investimentos pode ser a maior até o momento nesses eventos, podendo chegar a R$ 82 bilhões.
O presidente da ApexBrasil aproveitou para enfatizar o grande potencial que empresários e investidores brasileiros podem encontrar no país, ressaltando a importância de trabalhar ainda mais a reciprocidade comercial e econômica da relação bilateral. “O Brasil também precisa abrir suas portas para a imensa cadeia produtiva que o Chile tem”, disse Viana, ressaltando a importância da desconcentração das exportações dos dois países.
A cerimônia de abertura contou, ainda, com a participação de parceiros fundamentais na manutenção do fluxo de comércio entre Brasil e Chile. Estavam presentes representantes das seguintes instituições: Cámara Chileno-Brasileña de Comercio; Conselho Empresarial Brasil-Chile; Confederação Nacional da Indústria; Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, Sociedad de Fomento Fabril; e ProChile.
As falas iniciais ecoaram o sentimento de que ainda existe grande potencial de ampliação das relações entre os dois países sulamericanos e os seus frutos. A expectativa consensual é de que o Fórum será um importante espaço para estreitar essa parceria. “Estamos inaugurando uma nova relação de comércio, de fluxo, de amizade e de convivência com os irmãos chilenos e chilenas”, finalizou Jorge Viana.
O evento segue ao longo dia com painéis que envolverão os temas: Agronegócio e Sustentabilidade; Nova Indústria e Tecnologia; Energia e Minerai Estratégicos; e Integração Regional. O encerramento do Fórum contará com falas do presidente Lula e do presidente chileno, Gabriel Boric.
(*) Com informações da ApexBrasil