Com alta de 10,6% no número de visitantes, destino consolida posição como um dos mais procurados do Brasil e apresenta melhor distribuição da demanda ao longo do ano
Da Redação (*)
Brasília – O primeiro semestre de 2025 confirmou a força de Fernando de Noronha como um dos destinos turísticos mais desejados do país. Entre janeiro e junho, o arquipélago registrou 62.966 visitantes, um crescimento de 10,6% em relação ao mesmo período de 2024, quando foram contabilizados 56.948 turistas, de acordo com dados obtidos com a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Pernambuco (ABIH-PE).
Esse aumento reflete diretamente na ocupação hoteleira média, que atingiu 67,6% no período. Os destaques ficaram para janeiro (80,8%) e junho (76,4%), meses que registraram os maiores índices de hospedagem. Por outro lado, março e abril apresentaram ocupações próximas de 60%, representando oportunidades para ampliar a demanda nesses meses.
De acordo com o Fernando de Noronha Convention & Visitors Bureau (Visite Noronha), o desempenho positivo do destino é resultado de uma combinação estratégica de fatores. A maior conectividade aérea, impulsionada pela liberação do aeroporto para aeronaves a jato, ampliou significativamente a capacidade de chegada e facilitou o acesso ao arquipélago, tornando a viagem mais rápida e conveniente.
Paralelamente, a intensificação das ações de promoção turística tem reforçado a imagem de Noronha como um destino de desejo, atraindo novos públicos, diversificando a demanda e estimulando viagens ao longo de todo o ano, inclusive fora dos períodos tradicionais de alta temporada.
“Fernando de Noronha vem passando por uma transformação estratégica. Além do aumento no número de visitantes, observamos uma melhor distribuição da demanda ao longo do semestre, o que ajuda a reduzir os impactos da sazonalidade e traz benefícios para toda a cadeia do turismo local”, destaca Hayrton Almeida, presidente do Visite Noronha.
Principais destaques do 1º semestre de 2025
– +10,6% no número de visitantes em relação ao mesmo período de 2024;
– 67,6% de ocupação hoteleira média entre janeiro e junho;
– Os meses de janeiro (80,8%) e junho (76,4%) lideraram a alta temporada na ilha;
– Melhor distribuição da demanda ao longo do semestre, reduzindo os impactos da sazonalidade.
(*) Com informações do Visite Noronha