Feira IFLS+EICI na Colômbia volta a ser presencial e terá participação expressiva de empresas brasileiras

Compartilhe:

Brasília – Maior feira da Colômbia e uma das maiores da América Latina, a IFLS + EICI recebe, entre os dias 8 e 11 de fevereiro, empresas brasileiras de componentes para calçados. A participação é apoiada pelo projeto By Brasil Components, Machinery and Chemicals, programa de apoio às exportações do setor realizado pela Associação Brasileira das Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). O evento ocorre em Bogotá após um hiato de dois anos sem participação brasileira em função da pandemia de Covid-19.

A participação nacional conta, ainda, com o Espaço Inspiramais Internacional e palestras com o consultor da Assintecal Marnei Carminatti, que falará sobre as inspirações para as criações que estarão nas lojas em 2023.

“O espaço apresentará alguns dos materiais inovadores e sustentáveis que serão lançados no mercado interno durante o Inspiramais, que acontece  em Porto Alegre, nos dias 25 e 26 de janeiro”, adianta Carminatti, que também prestará consultorias no espaço com o objetivo de auxiliar os interessados com as aplicações dos produtos expostos no espaço.

Além do Espaço Inspiramais Internacional e as palestras, a feira colombiana também marca a primeira apresentação além-fronteiras do Espaço Sustentabilidade, que no Inspiramais de janeiro apresentará materiais ecorresponsáveis de mais de 20 empresas de componentes para calçados.

Negócios

O gestor de Mercado Internacional da Assintecal, Luiz Ribas Júnior, destaca que as expectativas de negócios são positivas, visto que o mercado da América Latina está em expansão e existe um desabastecimento de matérias-primas na região.

Dados mais recentes apontam que, entre janeiro e outubro de 2021, as exportações de componentes alcançaram mais de US$ 230 milhões, 12,4% mais do que no mesmo período de 2020, tendo, inclusive, ultrapassado os números de 2019, portanto da pré-pandemia.

“Grande parte desse crescimento se deve às importações de mercados latino-americano, que tiveram um incremento de mais de 44% no mesmo período, no comparativo com 2020”, explica o gestor, ressaltando que, para otimizar ainda mais a geração de contatos e negócios, a Assintecal está realizando matchmaking – cruzamento de oferta e demanda – entre expositores brasileiros e compradores que estarão na feira.

Estarão confirmadas no evento, com o apoio do By Brasil Components, Machinery and Chemicals, as empresas brasileiras Retma, Elastonordeste, Brisa Intexco, Magma, MS Têxtil, Formello Formas entre outras. A Assintecal ainda está inscrevendo interessadas no e-mail relacionamento1@assintecal.org.br.

(*)  Com informações da Apex-Brasil

Tags: