Campo Grande estará no calendário de 2014 de um dos maiores eventos pecuários do País, a Expocorte, feira que reúne palestras, workshops e debates sobre a cadeia produtiva da carne no Brasil. A feira vem à capital por meio de parceria fechada esta semana entre a Federação da Agricultura e Pecuária de MS (Sistema Famasul) e os organizadores do evento.
Durante 19 anos a feira foi realizada em São Paulo com o nome de Feicorte. Após mudanças na concessão da administração do evento, a organização recebe o nome de Expocorte, mas permanece com o mesmo conceito, como aponta a coordenadora do projeto, Carla Tuccilio. “Não podíamos deixar um evento que se consolidou ao longo dos anos como o principal palco de discussões e difusão de tecnologia da pecuária acabar. Daremos continuidade com os nomes ExpoCorte e Circuito ExpoCorte, com a mesma qualidade e conceito”.
Em reunião ocorrida na Famasul entre o presidente da federação, Eduardo Riedel, o diretor de Relações Institucionais, Rogério Beretta e a organização da feira, foram definidos detalhes sobre a atuação conjunta dos realizadores da ExpoCorte 2014 em Mato Grosso do Sul em julho do próximo ano.
A parceria tem o objetivo de regionalizar os temas abordados, atendendo assim aos anseios do produtor. “Contamos com público médio de 1.500 participantes e queremos abordar temas locais, de interesse do produtor da região. Para isso, contamos com o apoio da Famasul, que irá colaborar com a escolha dos palestrantes e abordagem dos temas mais importantes, suprindo assim as verdadeiras necessidades do produtor local”, apontou o diretor da Verum Eventos, responsável pela feira, Moacyr Seródio.
Para o diretor de relações Institucionais da Famasul, Rogério Beretta, a união entre a federação e a empresa responsável pela organização da Expocorte é importante para a manutenção de Mato Grosso do Sul no cronograma de um dos eventos mais relevantes para o setor pecuário nacional. “Este evento é prioridade para quem atua com a pecuária e a Famasul fez com que essa parceria fosse firmada diante da importância da manutenção do Estado no roteiro do Circuito”, destacou Beretta.
Itinerante, o Circuito ExpoCorte será realizado em cinco etapas, nas cidades de Cuiabá (MT) em março, Palmas (TO) em abril, Ji-Paraná (RO) em setembro, Uberlândia (MG) em novembro e ainda em Campo Grande, no mês de julho.
Sobre o Sistema Famasul
O Sistema Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária de MS) é um conjunto de entidades que dão suporte para o desenvolvimento sustentável do agronegócio e representam os interesses dos produtores rurais de Mato Grosso do Sul. É formado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Fundação Educacional para o Desenvolvimento Rural (Funar), Associação dos Produtores de Soja (Aprosoja/MS) e pelos sindicatos rurais do Estado.
O Sistema Famasul é uma das 27 entidades sindicais que integram a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA). Como representante do homem do campo, põe seu corpo técnico a serviço da competitividade da agropecuária, da segurança jurídica e da valorização do homem do campo. O produtor rural sustenta a cadeia do agronegócio, respondendo diretamente por 17% do PIB sul-mato-grossense.
Fonte: Famasul