Da Redação (*)
Novo Hamburgo – As exportações de couros e peles no mês de novembro totalizaram US$ 206 milhões, cifra inferior em 4,4% ao valor exportado em novembro de 2013. Entretanto, no acumulado do ano, as vendas externas mosram um crescimento de 18,6% no período janeiro-novembro comparativamente com igual período do ano passado.
Os dados foram divulgados pela Secretaria de Comércio Exterior do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), com análise do Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB).
Ainda de acordo com as informações do MDIC, as exportações de couros e pele nos onze primeiros meses deste ano já superam o volume negociado com o exterior em todo o ano passado, quando as exportações somaram US$ 2,511 bilhões.
O presidente executivo do CICB, José Fernando Bello, avalia que o setor de couros do Brasil tem investido muito e buscado diferenciais de qualidade, tecnologia e sustentabilidade para se destacar no mercado externo, porém, afirma o gestor, é fundamental que os governos colaborem para manter a competitividade do setor. “As demandas de toda a indústria para o governo federal são antigas e, de fato, muito relevantes. É preciso que o governo seja um facilitador do nosso trabalho”, destaca Bello.
(*) Com informações do CICB