Brasília – Pelo segundo mês consecutivo, as exportações de couros e peles do Brasil bateram recorde em valores alcançados. No mês de maio, o país vendeu ao mercado externo US$ 227 milhões, segundo dados preliminares da Secretaria de Comércio Exterior (Secex) do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC). Em maio, as exportações registraram um crescimento de 15,7% em relação ao mesmo mês do ano passado.
Segundo o presidente executivo do Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil, José Fernando Bello, os números positivos de 2013 – que já registram crescimento de 18,5% se comparados ao acumulado do mesmo período de 2012 – têm origem nos esforços do setor para alavancar vendas e, também, em fatores de mercado.
De acordo com Bello, a alta das exportações brasileiras tem ligação com a estagnação de compras no mercado interno e com o aumento no volume de importações dos países asiáticos, em especial China e Hong Kong. “O preço da matéria prima subiu, também. Podemos avaliar que, em média, dos cerca de 18% de alta no acumulado do ano, 5 a 6% sejam oriundos da elevação nos preços”, destaca o executivo.
A participação de couros e peles no total das exportações realizadas pelo Brasil se manteve em 1,1%.
Fonte: Assessoria de Imprensa do CICB