Exportações de carne de frango totalizam 3,7 mi de toneladas e batem recorde anual

Compartilhe:

Campinas – Depois de terem sofrido ligeiro declínio em 2009, ficando aquém dos 3,645 milhões de toneladas de 2008 – volume que até agora permanecia como recorde do setor – as exportações brasileiras de carne de frango voltam a alcançar números inéditos: sem considerar, ainda, a carne de frango salgada e os industrializados de frango do mês de dezembro, o volume negociado no ano somou 3,788 milhões de toneladas, o que significa que superou em pelo menos 4% os totais alcançados nos dois anos anteriores.

Os dados da Secex/MDIC relativos a dezembro (que são parciais, pois abrangem apenas a carne de frango in natura) também permitem concluir que houve ganho significativo na receita cambial, pelo menos 15% maior que a alcançada em 2009.

Mas, aparentemente, o recorde mantido desde 2008 – ano em que a receita cambial da carne de frango ficou próxima dos US$6,950 bilhões – não foi superado. Por ora, a receita cambial parcial de 2010 se encontra 3,3% abaixo da registrada em 2008.

Se em dezembro a carne de frango salgada e industrializados de frango mantiveram a média registrada nos 11 meses anteriores de 2010 (cerca de 30 mil toneladas mensais), o volume exportado no ano ficou próximo dos 3,820 milhões de toneladas, aumentando pouco mais de 5% em relação ao ano anterior.

Fonte: AviSite

Tags: