Exportação de carne de frango in natura pode estabelecer novo recorde em 2010

Compartilhe:

O Brasil está prestes a registrar o maior volume de carne de frango in natura embarcado da história. Dados da Secex (Secretaria de Comércio Exterior) mostram que, de janeiro a novembro de 2010, o total de carne de frango enviado ao exterior foi de 3,176 milhões de toneladas. Este volume é cerca de 176 mil toneladas acima do registrado no mesmo período de 2008, quando os embarques foram recordes. É, portanto, superior ao acumulado em igual período de todos os anos anteriores.

Para que o setor bata novo recorde anual de exportação, será necessário embarcar apenas 91 mil toneladas em dezembro. Desde janeiro de 2004, a menor quantidade exportada foi de 139,7 mil toneladas, em abril daquele ano.

Exportações de US$ 5,6 bilhões

Sem considerar industrializados e produto salgado (cuja receita vem correspondendo a 15% da receita cambial total do frango), as exportações de carne de frango in natura renderam para o País nos 11 primeiros meses do ano pouco mais de US$5,260 bilhões, valor quase 21% superior ao registrado no mesmo período de 2009.

O resultado obtido mantém a carne de frango como o quinto principal produto exportado pelo Brasil, atrás apenas do minério de ferro, petróleo em bruto, soja em grão e açúcar em bruto.

Por sinal, juntos, esses cinco produtos responderam por mais de um terço (34,6%) de toda a receita cambial do País no período janeiro-novembro de 2010.

Fonte: Agrolink


Tags: