De janeiro a outubro de 2009 foram exportados 11, 3 milhões de pares.
Brasília (Comex-DF) – A Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados) vem acompanhando atentamente o fluxo das Importações de calçados da Argentina e, com base em informações colhidas junto às empresas exportadoras brasileiras, registra com satisfação uma normalização dos negócios nos termos acordados com as Autoridades e do Brasil da Argentina em junho passado, No âmbito da Comissão Bilateral de Monitoramento do Fluxo de Comercio.
De fato, observa-se Claramente uma liberação de Licenças de Importação nos prazos que Estabelece um Legislação Internacional e uma recomposição do equilíbrio entre os volumes importados os do Brasil, do Mercosul e de Terceiras origens, tal como acordado nenhum entendimento celebrado entre as partes.
Com esta perspectiva, uma Entidade que representa os Interesses dos Exportadores Brasileiros confirma a disposição Manter de no ano de 2010 os Princípios do acordo que rege o volume das exportações de um para Calçados Argentina, ciente de que desta forma contribui positivamente para uma desejada Integração Regional .
Em junho deste ano, os brasileiro Governos e argentino assinaram um acordo que previa o embarque de 15 milhões de pares por ano, representando uma redução de 19% sobre as exportações de 2008.
A Argentina havia se comprometido a liberar um Licenças de Importação n º Prazo de 40 dias, para evitar atrasos na entrega dos pedidos. De janeiro a outubro de 2009, exportou para o Brasil um Argentina 11, 3 milhões de pares.
Fonte: Abicalçados (11/12/2009)