Por meio do programa, mais de 200 empresas brasileiras já se reuniram com 73 compradores estrangeiros de diferentes países para fazer negócio. A 9ª rodada do Exporta Mais Brasil está em andamento e vai até dia 21 de novembro
Brasília – Ao longo do segundo semestre deste ano, a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) já realizou oito rodadas do Exporta Mais Brasil, programa que tem como objetivo ampliar as exportações de produtos e serviços brasileiros por meio de uma aproximação ativa com diferentes setores e regiões do país.
Até agora, mais de R$ 130 milhões em negócios foram gerados a partir do encontro entre 73 compradores internacionais e mais de 200 empresas brasileiras participantes do programa. Até o final do ano, o programa realizará, ao todo, 13 rodadas que contemplarão 13 diferentes setores da economia.
“Com este programa, estamos trabalhando as vocações exportadoras de diversos setores e estados brasileiros, selecionando e convidando compradores internacionais para virem ao país fazer negócios com as empresas de cada região, que tenham condição de exportar”, explica o presidente da ApexBrasil, Jorge Viana. “Com essa aproximação, geramos mais oportunidades para as empresas do Brasil e aumentamos nossa competitividade mundo afora”, ressalta.
“Empresas que exportam empregam mais gente e pagam melhores salários. São impactos positivos não apenas para as empresas exportadoras, como para toda economia da região em que estão inseridas”, complementa a diretora de Negócios da ApexBrasil, Ana Paula Repezza.
Desde o mês de agosto, o Exporta Mais Brasil tem rodado o país promovendo as vendas externas de setores específicos. Até agora, os setores de móveis, rochas ornamentais, cafés robustas amazônicos, pesca e aquicultura, artesanato, cervejas especiais, cosméticos e mel já foram contemplados. Em cada rodada, importadores de diferentes países vieram ao país a convite da ApexBrasil para ver de perto a produção local e fazer negócios diretamente com os produtores de cada setor.
Confira os resultados de cada rodada:
|
Cada uma dessas rodadas ocorreu em um estado brasileiro diferente. A primeira foi na Paraíba; a segunda no Espírito Santo; depois Rondônia; em seguida Paraná; Ceará; Rio de Janeiro; Goiânia; e a oitava rodada em São Paulo. Neste momento, desde o dia 8 de novembro, o programa está em Minas Gerais e São Paulo, promovendo o setor de cafés arábicas.
Além das reuniões de negócio, em cada etapa o Exporta Mais Brasil promove também visitas técnicas, nas quais os compradores estrangeiros visitam os locais de produção de empresas do setor em questão. O objetivo das visitas é para que os importadores vejam de perto os processos produtivos, garantindo assim maior segurança e transparência nas vendas diretas para o exterior.
Por onde passa, o programa realiza também o seminário “Diálogos para Exportação”, que reúne técnicos e especialistas da Agência para apresentar iniciativas da ApexBrasil que auxiliam empresas interessadas em exportar ou avançar no processo de exportação, bem como convida empresas que já exportam para compartilhar suas experiências com o público interessado.
Na ocasião do seminário, há também sempre um debate sobre a participação das mulheres no comércio internacional. Com o intuito de ampliar a participação feminina do comércio exterior, o Exporta Mais Brasil tem dado prioridade a empresas lideradas por mulheres. Das 209 empresas que já participaram, 119 têm liderança feminina.
Próximas rodadas
Desde a última quarta-feira (8), 24 compradores internacionais de 18 países estão no Brasil para negociar com produtores nacionais de café arábica e conhecer os processos produtivos nas regiões mineira e paulista. Na ocasião, eles participam de cuppings – que envolvem a degustação da bebida e rodadas de negócio, e visitam algumas fazendas produtoras.
Pela primeira vez, as visitas técnicas do programa estão ocorrendo em dois estados brasileiros ao mesmo tempo. Em Minas Gerais, além de Belo Horizonte, os compradores visitarão fazendas e cooperativas em Araxá, no Cerrado Mineiro, e em Oliveira, no Campo das Vertentes. Já em São Paulo, o tour será em propriedades de São José do Rio Pardo, no Vale do Grama, e em Franca, na Alta Mogiana.
“Vamos reforçar, junto aos compradores, que o Brasil possui cafés especiais de alta qualidade, de regiões diversificadas e com diferentes perfis sensoriais. Hoje temos aromas mais florais, de acidez mais marcante e mais complexa, algo que só se via em cafés africanos e da América Central, por exemplo. Queremos colocar o Brasil como referência em perfis sensoriais”, afirma Vinícius Estrela, diretor-executivo da Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA). A BSCA é parceira da ApexBrasil na execução do projeto setorial Brazil. The Coffee Nation e está responsável pela organização dos cuppings com os compradores internacionais durante a Semana Internacional do Café (SIC).
A 9ª rodada do programa será finalizada dia 15 e, em seguida, os resultados serão divulgados.
Já entre 21 e 23 de novembro, o Exporta Mais Brasil estará em Porto Alegre, promovendo o setor de calçados. A 10ª rodada do programa ocorrerá no âmbito do evento Brazilian Footwear Show, no centro de exibições FIERGS, e contará com o apoio da Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados), parceira da ApexBrasil no projeto setorial Brazilian Footwear.
(*) Com informações da ApexBrasil