Expectativa é de crescimento para o setor calçadista em 2010
Brasília (Comex-DF) – O setor calçadista brasileiro deve apresentar em 2010 um crescimento da ordem de 7% e as exportações podem crescer a uma taxa de 3%. Estas estimativas foram feitas hoje (18/01) pelo presidente da Abicalçados, Milton Cardoso, durante entrevista coletiva de Imprensa realizada à margem da 37ª Couromoda. No encontro com os jornalistas, Milton Cardoso, sublinhou que, em sondagem informal às empresas associadas da Abicalçados, a projeção para 2010 é de crescimento físico de 7%, para as exportações, a perspectiva é de 3%. “Considero modesta a meta de 3%, que não leva em conta mudanças relacionadas ao câmbio”, frisou. O dirigente acredita que o câmbio pode ter mudanças ainda este ano.
A Abicalçados espera também um aumento expressivo dos investimentos no setor. “A indústria calçadista investe rápido. Não há equipamento ou construção que não fique pronta em no máximo quatro meses”, destacou. O presidente da Abicalçados lembrou ainda que todos os pólos calçadistas estão otimistas, esperando o retorno que vem do mercado interno. “Na última Couromoda, os fabricantes vieram com seus parques fabris em férias, esperando vender a produção de janeiro. Este ano, eles vieram com as fábricas funcionando a pleno, com a expectativa de vender fevereiro e março”, assinalou.
Outro dado enfatizado por Cardoso é de que o poder aquisitivo da classe C subiu, o que tem ajudado muito as vendas de calçados. “A classe C hoje é numerosa e a indústria de calçados está preparada para atender este segmento, que hoje consome mais”, declarou.
Fonte: ASCom Abicalçados/Brazilian Footwear