Brasília – O produtor brasileiro gasta o dobro para produzir soja e milho em comparação com outros países, mas, apesar dos altos custos de produção, o Brasil se mantém competitivo no mercado global, graças à produtividade e à sustentabilidade.
A competitividade das atividades agropecuárias brasileiras frente ao cenário mundial será tema de um dos painéis do evento “Inteligência de Mercado e Competitividade do Agro”, no dia o no dia 17 de outubro, realizado pelo Sistema CNA/Senar e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), por meio do acordo “Juntos pelo Agro”.
A iniciativa tem o apoio da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) e da Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural (Sober).
O evento será presencial e os interessados devem se inscrever na página: https://cnabrasil.org.br/eventos/inteligencia-de-mercado-e-competitividade-do-agro
O encontro será dividido em três blocos. No primeiro, o diretor técnico da CNA, Bruno Lucchi, fará a moderação. Participam dos debates os pesquisadores do Cepea/Esalq, Mauro Osaki e Thiago Bernardino, sobre as oportunidades e o potencial da agricultura e da pecuária brasileiras.
No segundo bloco, com o tema “Consumo, Geopolítica e Sustentabilidade no Agro”, a diretora de Relações Internacionais da CNA, Sueme Mori, será a moderadora.
Tendências de consumo e modelos de negócios dos principais parceiros comerciais do Brasil e as exigências que geram custos e responsabilidades serão temas discutidos. O embaixador e ex-diretor geral da Organização Mundial do Comércio (OMC), Roberto Azevedo, é um dos palestrantes confirmados.
No terceiro e último bloco, a diretora executiva do Instituto CNA, Monika Bergamaschi, vai conduzir o debate sobre “Inovações tecnológicas e gestão de dados nas tomadas de decisão”. O diretor executivo do C4IR Brasil, Marcos Vinícius Souza, fará uma palestra sobre governança e monetização de dados produtivos. Já o representante da FAO, Michael Rajhid, vai debater tecnologias para a geração de indicadores do agro e confiabilidade dos dados.
“Nesse evento vamos reunir grandes mentes e diferentes pontos de vista para permitir um salto de ideias para tomadas de decisão do setor e, assim, ampliar o potencial do Brasil que produz mais e melhor e cada ano”, afirmou a coordenadora do Núcleo de Inteligência de Mercado da CNA, Natália Fernandes.
Juntos pelo Agro
Em março de 2022, o Sistema CNA/Senar e o Sebrae assinaram o Acordo de Cooperação Técnica ‘Juntos pelo Agro’ para a realização de ações em apoio ao agronegócio brasileiro.
Serviço
Inteligência de Mercado e Competitividade do Agro
Data: 17 de outubro
Hora: 9h às 12h30
Local: Auditório da CNA – Brasília (DF)
(*) Com informações da CNA