EUA, segundo maior parceiro comercial do Brasil, são foco de estudo da ApexBrasil

Compartilhe:

 

Para o presidente da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos, Jorge Viana, o crescimento no comércio exterior com os Estados Unidos deve ser prioridade para o Brasil. Lançamento do estudo será na terça-feira (18), na sede da Amcham, em São Paulo

Da Redação (*)

Brasília – A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) lançará, na terça-feira (18), às 14h, na sede da Câmara Americana de Comércio para o Brasil (Amcham), em São Paulo, a terceira edição do “Mapa de Comércio e Investimentos Brasil-Estados Unidos”.

O material, produzido pela gerência de Inteligência de Mercado da ApexBrasil, reunirá informações atualizadas sobre a relação comercial entre esses dois grandes parceiros – os Estados Unidos são o segundo maior parceiro comercial do Brasil, atrás apenas da China, e o comércio bilateral tem grandes possibilidades de expansão – como detalhará o estudo. O lançamento do Mapa é fruto de parceria da ApexBrasil com a Amcham, uma das principais instituições voltadas para a promoção do comércio e investimento entre o Brasil e o país norte-americano.

O presidente da ApexBrasil, Jorge Viana, tem dito que o Brasil deve que ter como prioridade o desenvolvimento do comércio exterior com os EUA e defende uma política “exclusiva e estratégica” com esse parceiro. “Não se trata de gostar ou não gostar, ou de quem governa. É um mercado prioritário e onde há maior potencial de crescimento. Nossa prioridade é fazer crescer o comércio do Brasil, gerando riqueza, empregos e renda”, afirma o presidente da ApexBrasil.

Além de Jorge Viana, estarão presentes no evento a diretora de Negócios da Agência, Ana Paula Repezza, o CEO da Amcham Brasil, Abrão Neto, a embaixadora do Brasil nos Estados Unidos, Maria Luiza Viotti, além de outras autoridades e empresários. Na programação, haverá painéis de debate sobre temas como tecnologia, energias renováveis, resiliência em cadeias de fornecimento e outros.

Confira a programação completa aqui.

200 anos de parcerias 

No ano em que celebramos 200 anos de relações diplomáticas entre o Brasil e os Estados Unidos, o “Mapa de Comércio e Investimentos Brasil-Estados Unidos” pretende contribuir para ampliar o comércio e os investimentos diretos entre os dois países. Em 2023, a corrente de comércio foi de quase US$ 75 bilhões e o país norte-americano foi o segundo maior destino de nossas exportações (atrás da China), com destaque para a indústria de transformação.

No âmbito dos investimentos, os Estados Unidos são, há mais de uma década, os principais investidores estrangeiros no Brasil, registrando estoque de US$ 246,3 bilhões em 2022, aproximadamente um quarto do total de investimentos estrangeiros diretos no país.

Ainda que os Estados Unidos sejam o segundo principal destino das exportações brasileiras, a participação que o Brasil tem no mercado americano é de apenas 1,2% e o país ocupou a 18ª posição entre os maiores fornecedores aos americanos.

De acordo com a última edição do Mapa, essa presença brasileira no maior mercado de consumo do planeta pode crescer, especialmente no vácuo gerado pela queda na participação chinesa entre os maiores exportadores para os Estados Unidos.

(*) Com informações da ApexBrasil

Tags: