Crédito: Gettyimages

Estudo da ONU coloca o Brasil na liderança do crescimento do turismo internacional

Compartilhe:

País registra alta de 45% nas chegadas internacionais de janeiro a setembro de 2025 e consolida posição de destaque no cenário global do setor

Da Redação (*)

Brasília – O Brasil consolida sua posição de referência no mapa do turismo global: segundo a mais recente edição do Barômetro Mundial do Turismo (World Tourism Barometer), relatório da ONU Turismo divulgado neste mês, o país apresenta o maior crescimento nas chegadas de visitantes estrangeiros entre os principais destinos internacionais.

Entre janeiro e setembro de 2025, o Brasil registrou um aumento de 45% em relação ao mesmo período de 2024. Com o desempenho, o país superou localidades que também tiveram forte expansão, como Vietnã e Egito (ambos com 21%), além de Etiópia e Japão (18%).

O ministro do Turismo, Celso Sabino, celebra o avanço. “Os números mostram que o Brasil voltou a ser protagonista do turismo mundial. Estamos colhendo os resultados de uma política integrada entre governo, setor produtivo e promoção internacional. O mundo voltou seus olhos para o Brasil – e estamos preparados para receber ainda mais visitantes”, enfatiza Sabino.

Globalmente, segundo o relatório, mais de 1,1 bilhão de turistas viajaram internacionalmente no período, 32 milhões a mais que no ano anterior. No início desta semana, o Brasil alcançou a marca recorde de 8 milhões de visitantes estrangeiros entre janeiro e novembro, superando a meta anual de 6,9 milhões prevista no Plano Nacional de Turismo (PNT) 2024-2027. A projeção do Ministério do Turismo é ultrapassar 9 milhões até o fim de 2025.

O diretor do Escritório Regional da ONU Turismo para as Américas no Brasil, Heitor Kadri, avalia que o país vive um momento singular no cenário global. “Do ponto de vista internacional, poucos países apresentam um salto tão significativo quanto o Brasil. O ritmo de crescimento é resultado direto de planejamento, promoção eficiente e de um patrimônio turístico único. O Brasil se consolida como um dos destinos mais competitivos do mundo em 2025”, aponta Kadri.

IMPACTO

Além do aumento no volume de visitantes estrangeiros, as receitas geradas pelo turismo internacional no Brasil também atingiram níveis inéditos. A ONU Turismo aponta que o país registrou uma alta de 12% de janeiro a setembro de 2025. De janeiro a outubro deste ano, turistas internacionais movimentaram US$ 6,617 bilhões na economia brasileira, um crescimento de 10,19% ante igual intervalo de 2024 e o melhor resultado desde o início da série histórica.

(*) Com informações do MTur

Tags: