Estudo da ApexBrasil identifica 170 oportunidades de exportações para Bangladesh

Compartilhe:

 

Apesar dos conflitos políticos e sociais que envolvem o país, Bangladesh é considerado mercado crescente para exportação. De acordo com o estudo publicado pela ApexBrasil,

Da Redação (*)

em 2023 o Brasil exportou US$ 2,1 bilhões para o país asiático

Brasília – Localizado no sul da Ásia, Bangladesh é hoje a 33ª economia do mundo, com previsão de crescimento médio de 6,7% até 2028. Possui a oitava maior população mundial e grande potencial para receber produtos brasileiros. De acordo com o Perfil de Comércio e Investimentos – Bangladesh, lançado nesta segunda-feira (22) pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), em 2023 o Brasil exportou US$ 2,1 bilhões para Bangladesh e já é o sétimo fornecedor do país, principalmente de commodities como açúcares e melaço, milho, soja e algodão bruto.

Entre 2019 e 2023, as exportações brasileiras com destino ao território bangladês cresceram 12,4% ao ano e ficaram acima do crescimento médio anual das exportações totais do Brasil para o mundo. A soja e seus derivados estão entre os produtos mais exportados nesse período. Bangladesh foi ainda o segundo principal destino das exportações brasileiras de gorduras e óleos vegetais, especialmente o óleo de soja.

Como parte do estudo, o Mapa de Oportunidades da ApexBrasil identificou mais de 170 oportunidades comerciais, que podem ser aproveitadas por empresas brasileiras interessadas em exportação. “Nossa análise destaca setores como o de combustíveis minerais; matérias em bruto, especialmente algodão e soja; produtos alimentícios derivados de cana, milho e soja; e artigos manufaturados, como laminados planos de ferro ou aço, tecidos de algodão e papel”, conta o gerente de Inteligência de Mercado da ApexBrasil, Igor Celeste.

Acesso aqui o Perfil de Comércio e Investimentos – Bangladesh da ApexBrasil.

Certificação Halal

As empresas brasileiras interessadas em exportar para o país devem se atentar para as exigências de certificação Halal, uma vez que cerca de 85% de sua população é muçulmana. A certificação é necessária especialmente para alimentos, bebidas, produtos farmacêuticos e cosméticos.

Conflitos

Nos últimos dias, o país está enfrentando série de protestos violentos devido ao sistema de cotas para o serviço público, que reservava 30% das vagas para parentes de veteranos da guerra da independência. Além disso, entre os desafios enfrentados por Bangladesh, está a guerra civil em curso em Mianmar, que afeta diretamente o país, tanto por meio dos fluxos de refugiados, quanto pela violência que se espalha pela fronteira entre os dois países.

(*) Com informações da ApexBrasil

Tags: