Da Redação (*)
Brasília – Em um cenário de tensões geopolíticas crescentes e incertezas que ameaçam a atividade industrial global, a Associação de Comércio Exterior do Brasil (AEB) realiza o Encontro Nacional de Comércio Exterior (Enaex). O mais tradicional fórum sobre as relações comerciais do Brasil com seus parceiros no mundo será realizado AMANHÃ (12) e QUINTA (13), no ExpoRio, na Cidade Nova, região central do Rio de Janeiro, com transmissão simultânea pelo YouTube da entidade. O tema da 43ª edição é “Reindustrializar para gerar produtividade na indústria e competitividade no comércio exterior”.
O ex-embaixador do Brasil na China e presidente do Conselho Empresarial Brasil-China, Luis Augusto de Castro Neves; o ex-embaixador do Brasil nos Estados Unidos e Europa e presidente do Instituto de Relações Internacionais e Comércio Exterior (IRICE), Rubens Barbosa; o diretor do Departamento de Operações de Comércio Exterior (DECEX) da Secretaria de Comércio Exterior (SECEX) do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Renato Agostinho; o presidente da Sociedade Nacional de Agricultura, Antonio Mello Alvarenga, estão entre os nomes confirmados.
A edição de 2025 será marcada por uma conferência abrangente e estratégica, projetada para fomentar o conhecimento, a análise crítica e a troca de experiências. O evento contará com três frentes de destaque: a Plenária Principal, que apresentará nove painéis temáticos com vozes influentes da academia, do mercado e do setor público; o Centro AEB de Capacitação, oferecendo 13 aulas gratuitas ministradas por acadêmicos de instituições de ensino renomadas; e a Arena Enaex, um palco dinâmico para workshops, lançamentos e diversos eventos corporativos.
Para otimizar a interação com o setor público e o apoio direto às empresas, os executivos terão acesso a um espaço exclusivo para atendimento individualizado de despacho executivo com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC).
“Com uma trajetória iniciada em 1972, o Enaex consolida-se como um espaço para a construção de caminhos e a proposição de políticas que visam à expansão da inserção competitiva e sustentável do Brasil no mercado internacional. O nosso compromisso é fomentar o debate e assegurar que as demandas do setor privado sejam ouvidas e traduzidas em ações efetivas que beneficiem toda a cadeia de negócios com o exterior”, ressalta José Augusto de Castro, presidente-executivo da AEB.
O presidente do Conselho de Administração da AEB, Arthur Pimentel, pontua que o Enaex realiza-se em um cenário global de crescentes tensões políticas, com aumento de barreiras e incertezas que representam riscos significativos para as perspectivas do comércio mundial e a atividade industrial. É precisamente neste contexto, segundo Pimentel, que a AEB decidiu focar na reindustrialização.
“Vemos essa conjuntura como uma oportunidade singular para que representantes do governo e da iniciativa privada debatam o futuro do comércio internacional e do próprio comércio exterior brasileiro sob uma ótica renovada de inovação e sustentabilidade. Isso inclui o impulso a novas tecnologias, como a inteligência artificial, e a transição para fontes renováveis, adaptando-nos às novas demandas mundiais em meio a crises e incertezas”, ressalta o presidente do Conselho.
Arena Enaex
Complementar à Plenária Principal, que reúne grandes líderes e autoridades para debates estratégicos, a Arena Enaex 2025 nasce para dar voz aos protagonistas de nichos específicos, como tecnologia, ESG, logística, inovação, regulação e financiamento. Empresas, entidades e instituições terão a oportunidade de patrocinar sessões para promover debates, lançamentos e conversas em um ambiente descontraído, moderno e interativo.
Capacitação
O Centro AEB de Capacitação reforça o compromisso da Associação com a educação e o aprimoramento profissional, oferecendo 13 aulas gratuitas nos dois dias de fórum, ministradas por acadêmicos renomados. As aulas abordarão temas atuais e de grande interesse para a cadeia do comércio exterior, como Tarifa Externa Comum do Mercosul; Como elaborar um Plano de Marketing Internacional; Oficina de Arbitragem no Comércio Exterior; A Neurociência da Liderança; e Multilateralismo em Tempos de Crise: A Rota para o Crescimento do Comércio Global.
“A educação é um pilar estratégico da AEB, por isso, com o Centro de Capacitação, buscamos oferecer uma base sólida de conhecimento e ferramentas analíticas para os profissionais do comércio exterior. É fundamental capacitar o capital humano com uma visão crítica e atualizada, permitindo que o Brasil se posicione de forma mais competitiva e sustentável no cenário global”, afirma Roberta Portella, coordenadora acadêmica do Centro AEB de Capacitação, professora de Direito Internacional do Comércio na Fundação Getulio Vargas, conselheira técnica da AEB e sócia do R. Portella Advogados.
Na programação da Plenária Principal do Enaex 2025, estão painéis sobre temas cruciais como a Reforma Tributária e seus impactos; A transição climática nas relações comerciais internacionais; Como a Inteligência Artificial está redefinindo o comércio mundial; AgroTech e comércio exterior; Como preservar mercados internacionais e conquistar novos mercados num mundo em instabilidade geopolítica?; e Iniciativas para aperfeiçoar e fortalecer o sistema de financiamentos às exportações.
As inscrições para o Enaex são gratuitas e podem ser realizadas pelo site oficial do evento. Para aqueles que não puderem comparecer presencialmente, o encontro será transmitido ao vivo pelo canal da AEB no YouTube.
(*) Com informações da AEB







