Piracicaba – O Projeto Brazil Sugarcane Bioenergy Solution, parceria entre o Apla (Arranjo Produtivo Local do Álcool) e a Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) promove nos dias 2 e 3 de abril, missão comercial com a realização de rodadas de negócios e palestras técnicas sobre o setor sucroenergético brasileiro em Cali, na Colômbia.
O evento será realizado no Hotel Intercontinental com apresentações dos especialistas brasileiros: Guilherme Nastari, diretor da Datagro; Gustavo Ranzani Herrmann, presidente da ABCBio (Associação Brasileira das Empresas de Controle Biológico) e de Jaime Finguerut, gerente de Desenvolvimento Estratégico do CTC (Centro de Tecnologia Canaviera). Da Colômbia os palestrantes William Andrés Ocampo Duque, diretor da Universidade Javeriana e Javier Carboneli, diretor do Programa de Agronomia da Cenicaña (Centro de Pesquisas de Cana-de-açúcar da Colômbia) farão explanações sobre o setor sucroenergético colombiano.
Durante o evento além da oportunidade de trocar experiências e informações entre os participantes, serão realizadas rodadas de negócios entre as 30 empresas brasileiras e empresários da Colômbia, El Salvador, Guatemala, Peru, Costa Rica e Equador.
O objetivo do Projeto Brazil Sugarcane Bioenergy Solution é o de fomentar o comércio exterior do setor sucroenergético e assim, introduzir tecnologias brasileiras em diversos países. Na Colômbia, as empresas brasileiras terão a oportunidade de apresentar novas tecnologias e soluções para produção e processamento de cana-de-açúcar.
De acordo com o diretor executivo do Apla, Flavio Castelar, o setor sucroenergético brasileiro está buscando uma aproximação com o a América Latina. “No final de 2012, o Projeto Brazil Sugarcane Bioenergy Solution participou com mais de 30 empresas da exposição comercial que foi realizada em Cali na Colômbia durante o Congresso Atalac Tecnicaña que, este ano, será realizado no Brasil, junto com a Fenasucro, onde também teremos nosso espaço de negócios”.
Atualmente, quatro unidades produtoras de etanol estão operando no país, nos departamentos de Valle, Risaralda, Caldas e Cauca. Para atender às necessidades do mercado de etanol, o país aumentou o território de cultivo de cana-de-açúcar em 2.000 hectares. Em 2013, foram plantadas no país 220.000 hectares de cana-de-açúcar.
Este ano, o evento conta com apoio da Tecnicaña (Associação Colombiana de Técnicos de Cana-de-açúcar).
Fonte: Apla