Visita técnica com executivos-chave da Europa e dos EUA, Corporate Tour visa atrair grandes eventos e congressos para o Brasil com foco em setores como inovação, agronegócio e tecnologia
Da Redação (*)
Brasília – Em uma ação para consolidar o Brasil como um destino de ponta para o turismo de negócios e eventos, a Embratur e o Sebrae deram início neste domingo (14), ao Corporate Tour Visit Brasil. Trata-se de uma viagem de familiarização com oito executivos-chave da Europa (Reino Unido, Suécia, Holanda e Itália) e dos Estados Unidos para consolidar o Brasil no segmento de Turismo de Negócios, Incentivos, Congressos e Eventos (MICE).
Os convidados conhecerão a infraestrutura robusta, o ambiente de inovação e a hospitalidade única que o país oferece em destinos como Campinas (SP) e Porto Alegre (RS), dois grandes polos de negócios do país. A iniciativa segue até o próximo sábado (20). O seleto grupo inclui organizadores profissionais de congressos e dirigentes de empresas globais gestoras de eventos.
“Esta ação é um movimento para conectar diretamente os grandes organizadores de eventos globais com o que há de melhor no Brasil. Ao proporcionar essa experiência, mostramos que o país possui centros de convenções de excelência, mas também uma rede de apoio com universidades, parques tecnológicos e empresas prontas para receber congressos e feiras de relevância mundial”, afirma Marcelo Freixo, presidente da Embratur.
Escolha dos Destinos
A escolha das cidades sede foi criteriosa. Campinas se destaca como um hub de inovação, ciência e tecnologia no Sudeste. Além disso, segundo dados da ICCA (International Congress and Convention Association) o município figurou no Top 10 nacional de cidades que mais receberam eventos nos últimos 10 anos. Entre 2017 e 2021, por exemplo, respondeu por 10% de toda a produção acadêmica brasileira indexada na base de dados Scopus, um feito que sublinha sua relevância intelectual.
Já Porto Alegre se revela como um polo de “Agritech” e “Healthtech”. A cidade, que já acumulou 68 congressos internacionais na última década segundo o Ranking ICCA, é referência na Região Sul em setores como agronegócio, saúde, sustentabilidade, inovação e educação.
Programação
Durante a semana, os convidados participarão de uma agenda intensa que inclui visitas técnicas a centros de eventos, hotéis, hubs de tecnologia e universidades, além de rodada de negócios com o trade turístico local e empresas de destaque. A programação é desenhada para demonstrar a capacidade operacional do Brasil e setores econômicos fortalecidos, conectando os potenciais clientes de eventos aos contatos-chave locais para gerar novas oportunidades de negócios e eventos, fortalecendo a internacionalização do setor MICE brasileiro.
Parcerias
O Corporate Tour é resultado de uma contínua articulação institucional. Para o Sebrae, parceiro da ação, o impacto vai além dos grandes números. O Brasil possui ambientes inovadores desenvolvidos e reconhecidos que vem se tornando referência internacional. Esses ecossistemas também contam com a presença e atuação dos pequenos negócios. 97% das empresas do turismo são de micro e pequenas empresas. A inovação, a sustentabilidade e globalização são conceitos que não têm mais volta”, afirma o presidente do Sebrae, Décio Lima.
Com esta ação, a Embratur e o Sebrae contribuem para diversificar os destinos MICE no Brasil, gerando um impacto econômico positivo e duradouro nas cidades anfitriãs, atraindo negócios e fortalecendo a imagem do país junto a organizadores e promotores de eventos de classe mundial.
Os Convention & Visitors Bureau (CVB´s) e as Secretarias de Turismo de Porto Alegre e Campinas foram fundamentais para o sucesso da ação, ao destacar os atrativos das cidades, mobilizar o trade local e fortalecer a integração entre compradores internacionais e fornecedores brasileiros.
Dados
Campinas e Porto Alegre se destacam também pela conectividade aérea, fator fundamental para a realização de eventos internacionais. O Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas, é um dos principais hubs logísticos do Brasil, com sete rotas internacionais e 181 voos mensais. Já Porto Alegre mantém cinco rotas internacionais e 120 voos mensais, com conexões diretas para importantes centros da América do Sul.
Além disso, ambas as cidades recebem voos provenientes da Europa, sendo que Porto Alegre também conta com conexão direta ao Panamá e Campinas com destinos da América do Norte, reforçando sua posição como destinos para congressos e feiras globais.
Além disso, ambas as cidades oferecem capacidade hoteleira e histórico de eventos compatíveis com as demandas internacionais. Campinas, com mais de 9 mil leitos hoteleiros, e Porto Alegre, com mais de 13 mil, contam com hotéis de redes nacionais e internacionais, com capacidade para receberem eventos, além de centros de convenções com infraestrutura para acolher eventos de grande porte. Esse conjunto de infraestrutura consolida a competitividade de ambos no calendário de congressos, feiras e incentivos.
(*) Com informações da Embratur