A iniciativa conta com o apoio do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e integra a Política Nacional de Cultura Exportadora
Da Redação (*)
Brasília – O Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) e o governo do estado do Mato Grosso estão realizando nesta semana uma série de oficinas presenciais para a construção do Plano Estadual de Promoção da Cultura Exportadora no estado. Com o objetivo de fortalecer a inserção de empresas de Mato Grosso no comércio internacional, a iniciativa integra a Política Nacional de Cultura Exportadora (PNCE), instituída pelo governo federal em 2023, e conta com o apoio do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).
Reunindo cerca de 30 representantes de instituições federais e locais, durante os dias 22 e 24 de abril, as oficinas acontecem na sede do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), em Cuiabá, e fazem parte do processo colaborativo de elaboração do plano estadual. O objetivo é identificar estratégias e ações concretas para impulsionar as exportações regionais, com foco especial nas micro, pequenas e médias empresas (MPMEs).
Diversificação
“Esse trabalho participativo, baseado no diálogo e na troca de experiências, faz parte de um esforço do MDIC de aproximação com os estados brasileiros para ampliar o número de exportadores brasileiros, com foco especial nas micro, pequenas e médias empresas,” explica o Coordenador-Geral de Promoção das Exportações da Secretaria de Comércio Exterior do MDIC, Paulo Guerrero, que conduziu os trabalhos pela pasta.
“A gente quer sair do foco apenas no agro e diversificar. Há espaço para exportação de produtos como pulses, gergelim, serviços e até itens industrializados. É uma chance de verticalizar a produção e gerar mais valor agregado dentro do estado”, destacou o superintendente de Indústria e Comércio da Sedec/MT, Adoniram Magalhães.
Durante o encontro, os participantes realizaram atividades práticas, como a análise de contexto local, definição de objetivos estratégicos e estruturação do portfólio de ações que irá compor o plano estadual.
O Mato Grosso é um dos dois estados da Amazônia Legal que participam desta nova etapa da PNCE em 2025, ao lado de Tocantins. O trabalho no estado é coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Mato Grosso, em articulação com o Comitê Nacional para a Promoção da Cultura Exportadora (CNPCE).
Mato Grosso foi o quarto maior exportador do Brasil em 2024, com um total de US$ 27,61 bilhões em vendas externas. Os principais produtos exportados são soja, milho, algodão e farelo de soja, com destaque para os mercados da China, Vietnã e Tailândia. O estado contou com cerca de 250 empresas mercantis exportadoras, das quais 52 eram microempreendedores individuais, micro ou pequenas empresas — responsáveis por apenas 0,3% desse valor.
(*) Com informações do MDIC