Foto Abicalçados/Divulgação

COP30: Programa Origem Sustentável mostra como o ESG está transformando a indústria calçadista brasileira

Compartilhe:

Da Redação (*)

Brasília – O Origem Sustentável, único programa de certificação ESG voltado exclusivamente para empresas da cadeia produtiva do calçado, será um dos destaques da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30), que acontecerá entre os dias 10 e 21 de novembro na cidade de Belém, capital do Pará. A participação do programa acontece na Green Zone, dentro da programação do pavilhão da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), a partir das 14 horas do dia 17 de novembro.

Responsável pela apresentação, Cristian Schlindwein, gerente de Estratégia e Marketing da Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados), estará no painel “Origem Sustentável: Como o ESG transforma a cadeia calçadista brasileira”. Ele conta que o evento será uma oportunidade para apresentar o modelo brasileiro de certificação setorial em ESG para a cadeia calçadista, seus resultados e casos práticos.

“O Origem Sustentável consolida uma agenda ESG com efeitos práticos de inovação, rastreabilidade e valor compartilhado em toda a cadeia calçadista. Levar essa experiência à COP30 é uma oportunidade de conectar a indústria brasileira à economia de baixo carbono”, avalia o gerente, ressaltando que mais do que metas, o programa apresenta resultados e um modelo replicável para outros setores e países.

Avanços

Uma pesquisa realizada pela Abicalçados e publicada no Relatório Indústria de Calçados – Brasil 2025, levantou, entre outros pontos, que 93% das empresas do setor realizam a destinação ambientalmente adequada dos seus resíduos sólidos industriais, que 71% delas realizam verificações periódicas de fornecedores regulares para verificação de conformidade legal, ambiental e social, e que 78% delas executam programas de controle das substâncias restritas nos seus produtos.

“Os avanços da indústria calçadista são notáveis e o programa Origem Sustentável tem papel fundamental nesse processo, pois além de certificar, serve como um guia de sustentabilidade para empresas que desejam ingressar nessa jornada”, explica Schlindwein.

(*) Com informações da Abicalçados

 

Tags: