José Roberto Tadros (*)
Em breve, o Rio de Janeiro será palco de um evento grandioso: as Competições Senac, o maior circuito educacional do país dedicado ao Comércio de Bens, Serviços e Turismo. Um evento gratuito, aberto ao público, capaz de surpreender, encantar e inspirar.
As Competições Senac traduzem a essência da nossa missão institucional: formar profissionais capazes de transformar suas vidas e de contribuir para o desenvolvimento econômico e social do Brasil.
Há quase oito décadas, o Senac entrega aos brasileiros e brasileiras muito mais do que cursos de qualificação. Oferece oportunidades, proporciona ascensão social e responde de maneira contínua às demandas do empresariado. As Competições Senac são um reflexo dessa vocação: os jovens demonstram aquilo que aprendem em sala de aula e atestam a força do nosso Modelo Pedagógico, uma metodologia fundamentada na centralidade do aluno, na aprendizagem significativa e no desenvolvimento de competências profissionais. A perspectiva é formar cidadãos autônomos, críticos e preparados para os desafios do mundo do trabalho.
Ao longo de três dias intensos, de 18 a 20 de setembro, 110 estudantes de todas as regiões do Brasil serão submetidos a provas rigorosas nas seguintes ocupações: Cabeleireiro, Recepção de Hotel, Florista, Cozinha, Cuidados de Saúde e Apoio Social, Serviço de Restaurante, Estética e Bem-Estar, Confeitaria, Desenvolvimento de Sistemas e Aplicações Web e Mobile. Esses jovens talentos serão avaliados por especialistas que vão analisar a performance de cada aluno e aluna de maneira criteriosa, levando em conta habilidades técnicas e socioemocionais.
O nível de exigência é comparável às maiores competições de educação profissional do mundo. E a principal delas é a WorldSkills Competition, na qual o Brasil – que nas ocupações do comércio é representado por talentos formados pelo Senac – já se destacou entre dezenas de países. Na mais recente (em Lyon, na França), nossos talentos trouxeram medalhas de ouro e prata. E é agora, nas Competições Senac, que vamos conhecer nossos representantes na próxima edição do evento mundial, a ser realizada em Xangai, na China, em 2026.
Escuta atenta e inovação
As tendências do mercado e a escuta atenta que fazemos junto a empresários e setores estratégicos norteiam a escolha das ocupações em disputa nas Competições Senac. Isto evidencia o compromisso do Senac em se antecipar às transformações e entregar ao país profissionais preparados para os novos tempos.
Todo esse esforço está em sintonia com os investimentos robustos que o Senac vem fazendo em tecnologia, expresso em parcerias estratégicas com gigantes globais como Cisco, Huawei, Oracle e Microsoft. Graças a essas alianças, nossos alunos e docentes têm acesso ao que há de mais avançado em plataformas, sistemas e objetos digitais de aprendizagem, consolidando a instituição como referência nacional em educação profissional tecnológica.
O impacto das Competições Senac vai muito além dos três dias de provas. O conhecimento gerado nesse processo é sistematizado e incorporado aos nossos materiais didáticos, multiplicando o aprendizado em milhares de salas de aula em todo o Brasil. E ainda mais importante: estamos falando de uma iniciativa inclusiva, que contempla alunos do Programa Senac de Gratuidade (PSG), que já contribuiu para transformar as vidas de cerca de 5 milhões de brasileiros desde sua criação, em 2009.
A grandeza do evento se revela também na sua capacidade de inspirar. Ao reunir competidores, docentes, empresários, lideranças do Sistema Comércio e caravanas de jovens de escolas públicas, o Senac abre espaço para que novas gerações descubram o valor da educação profissional e se motivem a trilhar caminhos de sucesso.
As Competições Senac 2025 projetam a força de uma instituição única no Brasil. E são um marco do trabalho de vulto que desenvolvemos há quase 80 anos: pôr a educação a serviço do desenvolvimento e mostrar a força transformadora do conhecimento quando aliado ao compromisso social e à visão de futuro.
Assim o Senac se reafirma como patrimônio da sociedade brasileira. Uma instituição que forma cidadãos e cidadãs, fortalece o comércio e contribui com grandeza para o progresso do nosso país.
(*) José Roberto Tadros é Presidente do Sistema CNC-Sesc-Senac