Cuiabá – Estão iniciadas as atividades da Missão China 2013. Formada por produtores agrícolas, deputados estaduais, diretores e delegados da Aprosoja, e representantes da empresa Cargill, a comitiva embarcou para Pequim, na tarde de ontem (24). A intenção é levar os 22 integrantes para conhecer o mercado chinês, maior comprador da soja mato-grossense, e com isso prospectar novas oportunidades de negócios e potencializar parcerias.
Para entender os principais desafios chineses e fortalecer a rede de relacionamentos e incrementar as transações comerciais, a comitiva conhecerá pontos estratégicos no país para a soja mato-grossense, como a indústria de soja Hopefull, o porto de Tanjin, a empresa de transporte transoceânico Rosco Company, e a Universidade Agrícola de Xibei e Museu Agrícola.
Durante os 16 dias de programação, a comitiva também se reúne com a Adida Agrícola, Andrea Bertolini, na Embaixada Brasileira em Pequim. Esta é a segunda Missão China realizada pela Aprosoja. A primeira ocorreu no ano de 2011 e teve a participação de 36 pessoas.
Conquistas em solo chinês
Em 10 de junho último, o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Antônio Andrade, também esteve na China e conseguiu junto ao governo chinês, a liberação para a entrada de novas variedades de soja geneticamente modificada no país, como exemplo, a transgênica RR2, da Monsanto. A liberação era importante para a produção de Mato Grosso, pois, sendo a China o principal consumidor da soja produzida no estado, a adoção da nova tecnologia não era possível sem a liberação.
Há algum tempo a Aprosoja, em parceria com a Associação Brasileira de Produtores de Sementes de Soja (Abrass), vinha pleiteando junto ao MAPA a intervenção do Governo Federal para a entrada de novas variedades de soja em território chinês.
Fonte: Assessoria de IMprensa da Aprosoja