José Augusto de Castro, presidente da AEB / Divulgação

Comércio exterior: AEB adere à compensação de carbono e promove workshop sobre o tema

Compartilhe:

 

Da Redação (*)

Rio de Janeiro – Transição energética, inventários de gases do efeito estufa, projetos ESG (ambiental, social e de governança) e o mercado de carbono são alguns dos temas do Diálogos AEB: Sustentabilidade no comércio exterior e os desafios do futuro, no dia 10 de outubro, entre 9h30 e 13h, no Centro do Rio de Janeiro, uma realização da Associação de Comércio Exterior do Brasil (AEB), com apoio da Prima Mata Atlântica, uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP).

O evento celebra o compromisso da AEB de zerar as emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE’s) em todos os eventos do seu calendário anual, em parceria com a Prima. Após o levantamento do volume de gás carbônico emitido com a organização e execução de cada evento – incluindo o Diálogos Sustentabilidade –, caberá à OSCIP plantar árvores nativas da Mata Atlântica e de Manguezais, como compensação ambiental. Com a iniciativa, a AEB vai receber o Selo Prima de Consciência Climática e um certificado da Organização das Nações Unidas (ONU).

O workshop está estruturado em quatro painéis: Inventários de gases do efeito estufa, transição energética e modelos de negócios sustentáveis; Projetos ESG em atividades corporativas com foco na soberania climática; Precificação de carbono, G20 no Rio de Janeiro e empreendimentos turísticos sustentáveis; e Tecnologia das aduanas, recursos hídricos, inovação e sustentabilidade.

O presidente-executivo da AEB, José Augusto de Castro, ressaltou que a pauta de sustentabilidade é uma das prioridades dos agentes de comércio em todo o mundo. “O enfrentamento da crise climática é imperativo para todas as empresas, e o setor de comércio exterior brasileiro tem se engajado na luta para conservação do planeta. Estamos dando um recado para a sociedade na construção de uma política de baixa emissão de carbono no comércio exterior”, destacou Castro.

Responsável pela compensação de mais de 57 mil toneladas de gás carbônico, a Prima faz o plantio de mudas em oito propriedades de reflorestamento no estado do Rio de Janeiro, em outros estados, na Argentina e no Chile.

“As comunidades pelo mundo, especialmente as mais vulnerabilizadas, têm sofrido cada vez mais com os efeitos climáticos extremos. As iniciativas da AEB de aderir ao carbono zero e de escolher a sustentabilidade como tema de seu evento, são atitudes concretas que valorizam a consciência planetária. A instituição oferece à sociedade um exemplo pedagógico associado à sustentabilidade”, atestou o biólogo e coordenador da Prima, Ricardo Harduim.

DIÁLOGOS AEB: Sustentabilidade no comércio exterior 
PROGRAMAÇÃO

 

9h30 às 9h45ABERTURA OFICIAL

 

  • José Augusto de Castro – Presidente Executivo da AEB
  • José Roberto Tadros – Presidente da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo – CNC
  • Ronaldo Feltrin – Superintendente na 7º Região Fiscal – Receita Federal do Brasil
  • Ricardo Harduim – Coordenador Geral da Prima – Mata Atlântica e Sustentabilidade

 

Painel 1:

INVENTÁRIOS DE GASES DO EFEITO ESTUFA, TRANSIÇÃO ENERGÉTICA E MODELOS DE NEGÓCIOS SUSTENTÁVEIS

 

9h45 às 10hJOSÉ ACHINO 

CEO da Zani Brazil Energias

 

10h às 10h15MARCO SALTINI

Vice-presidente de relações institucionais da Volkswagen Caminhões e Ônibus

 

10h15 às 10h30MÁRCIO CASTRO 

CEO da ONEARTH CARBON

 

Painel 2:

PROJETOS ESG EM ATIVIDADES CORPORATIVAS COM FOCO NA SOBERANIA CLIMÁTICA

10h30 às 10h45PEDRO TEIXEIRA 

Vice-presidente de relações institucionais da Ternium Brasil

 

10h45 às 11hRÔMULO FLORENTINO 

Gerente de Sustentabilidade da ENEVA

 

 

(*) Com informações da AEB

Tags: