C-390 Millenium da Embraer avança na conquista de mercados na Hungria e Índia

Compartilhe:

Da Redação (*)

Brasília – Líder mundial na fabricação de jatos comerciais de até 150 assentos e principal exportadora de bens de alto valor agregado do Brasil, a Embraer comemorou na semana passada dois acontecimentos marcantes: a realização do primeiro voo do C-390 Millenium da Força Aérea da Hungria e a assinatura de um Memorando de Entendimento (MoU) com a Mahindra Defence Systems.

O Memorando tem por objetivo cumprir os requisitos da Força Aérea Indiana para a aquisição de aeronaves de transporte médio multimissão em seu próximo projeto de aquisição de Aeronaves de Transporte Médio. Até o momento o C-390 Millenium foi selecionado pelo Brasil, Portugal, Hungria, Holanda, Áustria, República Tcheca e, mais recentemente, pela Coreia do Sul.

Voo inaugural do C-390 húngaro

O primeiro C-390 Millennium da Força Aérea da Hungria completou com sucesso, no último dia 8 de fevereiro, seu voo inaugural em Gavião Peixoto, no interior de São Paulo. A equipe da Embraer Defesa & Segurança voou por aproximadamente quatro horas, realizando uma avaliação completa da aeronave, que agora passará por um período de testes antes da entrada em serviço no país europeu.

“Este voo inaugural é um marco importante para o programa C-390 da Hungria. O C-390 Millennium tem recebido reconhecimento internacional devido ao seu notável desempenho operacional e às suas capacidades, e a Embraer está aumentando a produção para atender à crescente demanda do mercado”, afirmou Bosco da Costa Junior, presidente e CEO da Embraer Defesa & Segurança.

Em novembro de 2020, o governo húngaro assinou um contrato com a Embraer para a aquisição de dois C-390. A aeronave das Forças de Defesa da Hungria será a primeira do mundo com uma Unidade de Terapia Intensiva em sua configuração, recurso essencial para o desempenho de missões humanitárias.

A Hungria foi o terceiro país a escolher o C-390, após Brasil e Portugal. Holanda, Áustria, República Tcheca e Coreia do Sul também selecionaram a aeronave multimissão da Embraer. 

Índia, um mercado promissor para o C-390 Millenium

Em outro acontecimento relevante, na sexta-feira (9), a Embraer Defesa & Segurança e Mahindra Defence Systems anunciaram a assinatura de um Memorando de Entendimento (MoU) envolvendo o C-390 Millenium.  Com a assinatura do MoU, Embraer e Mahindra Defense Systems irão trabalhar com a Força Aérea da Índia para identificar os próximos passos do Programa MTA, assim como em meios para colaborar com a indústria aeroespacial e de defesa indianas para iniciar o desenvolvimento do plano de industrialização local do projeto.

“Estamos honrados em anunciar esse MoU com a Mahindra Defence System. A Índia tem uma indústria de defesa e aeroespacial diversa e forte e escolhemos a Mahindra como nosso parceiro para competirmos em conjunto no programa MTA. A Índia é um mercado-chave para a Embraer e nós apoiamos totalmente a visão da Índia para se tornar autossuficiente (Atmanirbhar Bharat). Vemos essa parceria como símbolo de fortalecimento das relações entre Brasil e Índia e uma forma de promover a cooperação global Sul-Sul”, afirmou Bosco da Costa Junior, Presidente & CEO da Embraer Defesa & Segurança. 

Por sua vez, Vinod Sahay, Presidente do Setor Aeroespacial e de Defesa e Membro do Conselho Executivo do Grupo – M&M – disse que “estamos orgulhosos em iniciar essa parceria com a Embraer, uma companhia conhecida por sua excelência em engenharia e um portfólio único de aeronaves e sistemas. O C-390 Millenium é a aeronave militar mais avançada do mercado e acreditamos que essa parceria vai não apenas reforçar a habilidade operacional da Força Aérea Indiana, mas também proporcionar uma solução de industrialização eficiente completamente alinhada com os objetivos do ‘Make in India’”, afirmou. 

(*) Com informações da Embraer

Tags: