Rio de Janeiro (RJ) – O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, anunciou na segunda-feira (30) novos profissionais que vão ocupar cargos estratégicos na condução da empresa. Mariana Aldrigui assumirá a Gerência de Pesquisas e Inteligência de Dados. E Bruno Reis estará à frente da Gerência de Mercados, Feiras e Eventos Internacionais. Ambos trabalharão diretamente com a diretora de Marketing, Inteligência e Comunicação, Jaqueline Gil.
“Estamos trazendo profissionais qualificados, reconhecidos pelo mercado e com ampla experiência dentro e fora do Brasil. Nosso foco será profissionalizar a Embratur, por meio de uma gestão comprometida com a eficiência, transparência e diálogo com todo o trade. É assim que vamos promover o Brasil lá fora e trazer mais turistas estrangeiros, gerando emprego, renda e desenvolvimento aqui em nosso país”, afirmou Freixo.
Aldrigui é professora pesquisadora na área de Turismo na Universidade de São Paulo (USP) e doutora em Geografia Humana. Ela é presidente do Conselho de Turismo da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo. Aldrigui também é coordenadora da ONG Global Travel & Tourism Partnership no Brasil no projeto de expansão da instituição para a América Latina.
“Sinto-me muito feliz e honrada com o convite para integrar a nova equipe da Embratur. Este convite materializa o sonho acalentado por muitos pesquisadores, que é transformar números, dados e fatos em informações práticas e estratégicas para o melhor desenvolvimento do turismo brasileiro. Saber que estarei entre profissionais competentes, apaixonados pelo Brasil e comprometidos com bons resultados me deixa ainda mais entusiasmada”, comemorou Aldrigui.
Bruno Reis deixou nesta segunda a presidência da Empresa Potiguar de Promoção Turística (Emprotur) para integrar a Embratur. Ele é vice-presidente do Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo (Fornatur). Reis também atuou como executivo do Aeroporto Internacional Tom Jobim (RIOgaleão). Ele foi eleito um dos 100 mais poderosos profissionais do turismo em 2020, 2021 e 2022 pelo Panrotas/Elo, e conquistou o primeiro o 1º lugar do Prêmio Nacional do Turismo na categoria Marketing em 2018.
“Estou muito feliz e realizado por poder colaborar nesse momento único com o reposicionamento da imagem do Brasil no exterior, e mais ainda por contribuir na renovação das lideranças que o turismo brasileiro tanto precisa”, disse Reis.
Jaqueline Gil saudou a chegada dos novos colaboradores e reforçou o compromisso assumido pelo presidente com uma gestão técnica e profissional da Embratur. Ela falou sobre os principais desafios das gerências lideradas por Mariana Aldrigui e Bruno Reis.
“Mariana assume a missão de reconstruir a área de pesquisas e de inteligência de dados da Embratur, recuperando e modernizando séries históricas, incorporando estudos de tendências, futuros e novas tecnologias. Faremos parcerias com universidades, centros de pesquisas e empresas, inclusive as detentoras de big data, no Brasil e no exterior. Embratur será uma fonte de informação de excelência para o setor de turismo internacional”, explicou Gil.
A diretora afirmou que a Gerência de Mercados, Feiras e Eventos Internacionais será unificada e que Reis adotará estratégia individualizada por país prioritário e por segmento ou nicho de atuação, para que as ações sejam mais eficazes.
“Bruno começará reorganizando nossa participação na BLT (Lisboa) e na ITB (Berlim) e, logo em seguida, revisando os critérios de participação nas feiras internacionais. Também iniciaremos a reconstrução de pontes com players nos mercados prioritários. Todas nossas ações serão reconstruídas com diálogos e em parceria com o mercado”, pontuou.
(*) Com informações da Embratur