São Paulo – A BRF anunciou nesta segunda-feira (04) que fez uma oferta para comprar 75% do negócio de distribuição de alimentos da Alyasra Foods, do Kuwait. O negócio será submetido às leis do país árabe e, se aprovado, poderá chegar a US$ 160 milhões.
A Alyasra Foods é parceira da BRF no Kuwait há 20 anos. Ela distribui os produtos da indústria brasileira, dona das marcas Sadia e Perdigão, e também atende outras companhias. A Alyasra é líder na distribuição de alimentos no Kuwait e, segundo o comunicado divulgado pela BRF ao mercado, atua nos setores de alimentos congelados, refrigerados e secos.
A oferta feita pela BRF não prevê a compra do setor de food service da Alyasra, que atende hotéis e restaurantes. Neste caso, a BRF será fornecedora dos produtos que já existem no portfólio da empresa árabe.
No comunicado, a empresa brasileira afirma que a aquisição da empresa do Kuwait está “em linha com o plano estratégico da BRF”, que é internacionalizar a companhia e expandir seus produtos no Oriente Médio. “A BRF está fortalecendo sua presença no Estado do Kuwait como parte de um compromisso maior com este mercado”, afirma o documento.
Às 13h36 desta segunda-feira, as ações da empresa na Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) estavam cotadas a R$ 57,16, com queda de 0,16%.
Outros negócios
A compra da empresa árabe é parte de outros movimentos da processadora de alimentos nos países do Golfo. A BRF já tem grande presença na região, principalmente com a marca Sadia. A empresa está construindo uma fábrica em Abu Dhabi, onde em abril comprou a Federal Foods, que distribui a marca Sadia nos Emirados Árabes Unidos.
Em Omã, a empresa chegou a um acordo para ser dona de 40% de uma distribuidora local da Sadia. A BRF também negocia uma participação na Americana, empresa do Kuwait que atua no varejo e administra restaurantes.
Fonte: ANBA