Jão Doria Foto: Valter Campanato / Agência Brasil

“Brazil China Meeting” debaterá economia, comércio e investimentos bilaterais

Compartilhe:

Da Redação

Brasília – O LIDE, Valor Econômico e O Globo promovem, de 10  13 de janeiro próximo, em Shenzhen e Hong Kong, o “ Brazil China Meeting” que reunirá cerca de 100 participantes, entre presidentes de grandes empresas, CEOs, investidores e conferencistas da China e do Brasil. Também devem participar os governadores Wilson Lima (Amazonas), Gladson Cameli (Acre) e Cláudio Castro (Rio de Janeiro), além de João Doria Neto (presidente do LIDE) e Zhu Qingqiao (Embaixador da China no Brasil), entre outras personalidades.

Nos quatro dias do evento serão abordadas as relações econômicas e comerciais entre os dois países e os investimentos nos setores de energias renováveis, tecnologia, indústria automobilística, mobilidade, infraestrutura, agronegócio e ESG.

Segundo José Ricardo dos Santos Luz Júnior, LIDE China Co-Chairman & CEO, “a realização desse evento em janeiro de 2024 entre empresários e autoridades sino-brasileiras marca o início das comemorações dos 50 anos das relações bilaterais entre a China e o Brasil, uma parceria estratégica abrangente, repleta de sinergia cuja relação ganha-ganha está em franca expansão”.

Programa terá sete painéis sobre temáticas diversas

A programação do evento terá sete painéis nos quais serão tratados temas ligados ao agronegócio, mineração e commodities, tecnologia, indústria automobilística e autopeças, infraestrutura e mobilidade, energias renováveis e investimentos no Brasil.

A abertura do “Brazil China Meeting” será realizada no dia 10 de janeiro, em Shenzhen, a cargo de João Doria (Presidente do LIDE), Frederic Kachar (Diretor-geral da Editora Globo), Alan Sellos (Cônsul-Geral do Brasil em Guangzhou), Zhu Qingqiao (Embaixador da China no Brasil) e Cláudio Cotrim (Presidente Brasil da Paper Excellence).

Na sequência serão realizados os sete painéis que compõem a programação do evento. O primeiro deles, sobre  Agronegócio, abordará o tema “O Brasil ampliando suas exportações para a China” e terá a Kátia Abreu (ex-ministra da Agricultura e Pecuária) como palestrante e Francisco Matturro (ex-secretário de Agricultura do Estado de São Paulo) e Li Jian (secretário executivo de Comércio de TianJin).

O Painel 2: Mineração e Commodities tratará sobre “O Brasil ampliando suas exportações para a China”, com o palestrante Eduardo Bartolomeo (Presidente da Vale), e participação de Raul Jungmann (Presidente do Instituto Brasileiro de Mineração -IBRAM.

Tecnologia será o tema do Painel 3, no qual será tratado “A China ampliando seus investimentos no Brasil”. O painel será conduzido por Yang Jingnang (Presidente executivo do Grupo AVIC BJ), contando com a participação de Mário Ma (presidente da Hikvision Brasil) e Kai-Fu Lee (Fundador e CEO da Sinovation Venture).

O Painel 4, “Indústria Automobilística e Autopeças” terá como tema “A China gerando novos negócios e indústrias no Brasil”. Stella Li (CEO da BYD Américas) será a palestrante.

No almoço de trabalho será abordado o tema “ESG: formatos, ações e cooperação entre China e Brasil”, com a palestrante Cláudia Cotrim (Presidente da Paper Excellence Brasil).

O quinto painel – Infraestrutura e Mobilidade tratará da “Ampliação do Investimento Chinês no Brasil”. Liao Jun será o palestrante e Paulo Henrique Costa (CEO do Banco BRB), Liang Enguang (Vice-presidente do grupo CREC Internacional), Deng Yong (Presidente da CRCC – Construção Ferroviária da China Investimento e Construção no Sul da China) e João Andrade (Presidente do Grupo Future).

Energias Renováveis: “China e Brasil gerando oportunidades de energias limpas” será o tema central do sexto painel que será conduzido por Ricardo Mussa (CEO da Raizen) e Likui Fang (Presidente da CGN Brasil Energia) e Sun Tao (Presidente da State Grid Brasil).

O último painel da programação, o de número 7, Investindo no Brasil, tratará dos “Grandes Projetos no Brasil que podem receber investimentos chineses”. Os palestrantes serão os governadores Wilson Lima (Amazonas), Gladson Cameli (Acre) e Cláudio Castro (Rio de Janeiro).

As conclusões e encerramento do evento estarão a cargo de João Doria Neto e Frederic Kachar (Diretor-geral da Editoria Globo).

Encerrada a programação do seminário, os participantes visitarão algumas das principais empresas sediadas em Shenzhen, como a BYD e a TCL. No dia 12, o grupo seguirá para Hong Kong, onde também deverão visitar algumas empresas ali sediadas.

Tags: