Pesquisa do Ministério do Turismo em parceria com a Nexus mostra entre esse público, o segmento só perde para turismo de sol e praia
Da Redação (*)
Brasília – Uma pesquisa do Ministério do Turismo em parceria com a Nexus aponta que os brasileiros com 60 anos ou mais são os que mais se interessam pelo turismo religioso e espiritual no Brasil. Enquanto a média nacional de interesse por essa modalidade é de 20%, o índice entre brasileiros da terceira idade sobe para 30%, a maior taxa entre todas as faixas etárias analisadas.
Para esse público, a fé é um fator decisivo na hora de planejar as férias. O turismo religioso ocupa o segundo lugar na preferência dos viajantes 60+, ficando atrás apenas dos destinos de Sol e Praia (34%). Em seguida vêm o turismo cultural/histórico (22%) e o turismo de bem-estar (14%).
O levamento mostra, ainda, que o interesse por roteiros de fé cresce proporcionalmente com a idade: entre os jovens de 18 a 24 anos, apenas 8% demonstraram preferência por esse tipo de turismo. Entre os quem têm 25 a 40 anos, a preferência alcança 16%, e chega a 26% nos brasileiros com idades entre 41 a 59 anos.
Destino preferido
Além das motivações de viagem, o documento traz também os destinos nacionais favoritos dos viajantes brasileiros com 60 anos ou mais. A Bahia lidera o ranking com 22% da preferência desse público. Em seguida, aparecem São Paulo (16%) e Santa Catarina (8%).
A liderança baiana reflete a união das duas maiores paixões dessa faixa etária: o estado é referência tanto no turismo religioso quanto no segmento de Sol e Praia — este último, apontado como o favorito por 34% dos idosos e por 45% da média geral dos entrevistados.
Embora a Bahia seja o destino escolhido, o grupo 60+ é o que menos viajou a turismo em comparação com as faixas etárias mais jovens. Apenas 30% dos maiores de 60 anos disseram terem saído de férias pelo Brasil ou exterior desde 2023. Entre todos os brasileiros, 42% viajaram a turismo nesses últimos dois anos.
Sobre o estudo
A Nexus realizou 5.542 entrevistas domiciliares com cidadãos com idade a partir de 16 anos, nas 27 Unidades da Federação (UFs). A margem de erro no total da amostra é de 2 pp, com intervalo de confiança de 95%. As entrevistas foram realizadas entre 14 e 28 de outubro de 2024.
(*) Com informações do MTur








