Marca visa apresentar a região como um destino turístico integrado para projeção internacional (Crédito: Renato Vaz/Embratur)

Brasil lança Marca Nordeste e apresenta região como produto turístico único para o mercado internacional

Compartilhe:

Iniciativa representa um marco na promoção turística integrada no Brasil e reposiciona o Nordeste como destino sustentável e competitivo no mercado global

Da Redação (*)

Brasília – Diversas praias, gastronomia, história, música e culturas que condensam o melhor do Brasil, com originalidade e força para competir com os destinos mais procurados do mundo, os nove estados do Nordeste lançaram a Marca Nordeste nesta segunda-feira (29). O objetivo é apresentar a região como um destino turístico integrado para projeção internacional.

O lançamento aconteceu no estande da Embratur, na Feira Internacional de Turismo da América Latina (FIT), em Buenos Aires, na Argentina. O evento começou no sábado (27) e vai até esta terça-feira (30). Com a participação de todos os estados da região, a proposta da marca é romper com a lógica da promoção isolada e consolidar um bloco turístico forte, com identidade própria, preparado para atrair ainda mais visitantes estrangeiros.

O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, destacou a importância da criação de uma identidade unificada para o turismo na região Nordeste durante o lançamento da nova marca. “Como é importante ter a marca Nordeste. O Nordeste é uma das regiões mais encantadoras que o Brasil tem. É uma cultura muito forte, uma natureza muito forte, uma gastronomia e economia muito diversas. Por isso, é muito necessário que se trabalhe enquanto um produto, enquanto uma região, para se tornar mais competitivo em termos internacionais”, afirmou.

Para o presidente da Embratur, o lançamento da marca é apenas o começo de um trabalho mais amplo. “Na verdade, é o primeiro passo. É para que daqui para frente a gente possa pensar em políticas públicas que tragam o mundo para conhecer o Nordeste. Isso significa todo mundo trabalhando junto para que uma região inteira cresça, gere emprego, gere renda e gere felicidade”, ressaltou.

Representando o Consórcio Nordeste em Buenos Aires, o governador de Alagoas, Paulo Dantas, defendeu a união entre os povos como resposta à polarização global. “Nossa região hoje é sinônimo de energia limpa e renovável, agricultura familiar forte e inovadora, logística eficiente e posição geográfica estratégica. Só nos últimos três anos, o Nordeste mais que dobrou o número de chegadas internacionais. O que o Nordeste entrega não é só viagem, é experiência, é conexão, é memória para a vida toda. E para mostrar tudo isso ao mundo, a gente precisava de algo à altura”, concluiu Dantas.

O embaixador do Brasil na Argentina, Julio Bitelli, celebrou o lançamento da nova marca turística do Nordeste, classificando a iniciativa como “uma nova etapa” para a promoção da região no mercado internacional. “Esse lançamento é sair de um turismo previsível, fácil, homogeneizado e descobrir o sem-fim de experiências que o Nordeste brasileiro oferece, como cultura, gastronomia, paisagens e praias. Tenho certeza de que os argentinos que forem ao Nordeste vão se encantar e vão voltar muitíssimas vezes”, afirmou.

Em 2024, Embratur e Consórcio Nordeste assinaram Acordo de Cooperação Técnica (ACT) para impulsionar o turismo internacional na região. O plano de trabalho conjunto, voltado para promoção dos destinos, atração de visitantes e investimentos, incluiu ações de marketing, roadshows na Europa e outras estratégias de promoção turística para fortalecer a competitividade da região como destino turístico único, beneficiando os nove estados nordestinos.

Coordenadora da Câmara Temática de Turismo do Consórcio e secretária de Turismo de Alagoas, Bárbara Braga fala da marca como “um sonho antigo”. “Esse será um momento muito importante onde reuniremos operadores estratégicos, companhias aéreas e o público interessado em vivenciar um pouco da nossa gastronomia, cultura e história, além de compreender a estrutura do projeto e o conceito da marca. É um sonho antigo que, nesta gestão, virará realidade”, destacou.

FIT Argentina

No estande da Embratur na FIT Argentina são oferecidas experiências sensoriais ligadas à cultura nordestina, como gastronomia, artesanato e manifestações artísticas. O objetivo é encantar operadores turísticos, companhias aéreas e o público argentino, que atualmente é o principal emissor de turistas estrangeiros para a região, além de mostrar o conceito por trás da marca por meio da valorização das raízes, tradições e diversidade cultural do Nordeste.

As experiências fazem parte dos 101 destinos apresentados pela plataforma Feel Brasil. Desses, 39 são no Nordeste, incluindo a atrativos como a canoa havaiana, em Fernando de Noronha (PE), a visita ao Quilombo urbano da Liberdade, no Maranhão, o Luau e Roda de conversa na comunidade, em Beberibe (CE), o Caminho dos Orixás, na Bahia, entre muitos outros.

De olho no verão 2026, a Embratur também lança uma parceria com a Resorts Brasil para destacar destinos autênticos do Nordeste, aliados à sofisticação e à sustentabilidade.

Conectividade

Com mais de 300 mil chegadas internacionais até agosto de 2025, a região Nordeste registrou um crescimento de 51,41% na comparação com o mesmo período de 2024. No ano passado inteiro, foram 353 mil chegadas de turistas estrangeiros. Os principais emissores de visitantes para o Nordeste neste ano são Argentina (107.600), Portugal (43.423), França (26.581) e Itália (22.075).

A intenção é que os números continuem crescendo por meio da ampliação da conectividade aérea. Assim, destinos como Salvador, Recife, Fortaleza, Natal e Maceió estarão ainda mais acessíveis para os viajantes sul americanos.

Além de ampliar a visibilidade internacional, o lançamento da marca dialoga com um momento estratégico de todo o país, que é a expansão da malha aérea entre Brasil e os países vizinhos, como Argentina, Uruguai, Colômbia, Bolívia, México, Paraguai, Peru e Costa Rica. Só em 2025, estão previstos 16.377 voos ligando Brasil e Argentina, com mais de 3,2 milhões de assentos disponíveis. Os números representam um recorde histórico.

De acordo com Freixo, a conectividade aérea é um dos pilares da estratégia de promoção dos destinos brasileiros. “A Embratur vem trabalhando em parceria com companhias aéreas, aeroportos e governos estaduais, promovendo o Programa de Aceleração do Turismo Internacional (PATI) para ampliar a conectividade do país com o mundo. Trabalhando o Nordeste de forma integrada, vamos viabilizar que os turistas possam circular entre os estados e conhecer o máximo de oportunidades que essa região tem a oferecer”, disse.

Rotas turísticas

Por meio de roteiros integrados, a região Nordeste apresenta opções diversificadas para atrair visitantes do exterior. Como exemplo, estão a Rota das Emoções, a Rota dos Cânions e a Rota das Falésias.

A Rota das Emoções passa pelo Maranhão, Piauí e Ceará, e oferece uma combinação de aventura, cultura e sustentabilidade, com oportunidades de vivência junto às comunidades locais, gastronomia regional e artesanato típico. Já a Rota das Falésias é um circuito turístico que se estende pelo litoral do Ceará e vai até o Rio Grande do Norte, oferecendo uma experiência rica em paisagens naturais, como as falésias coloridas e as dunas, e também em cultura local, artesanato e gastronomia.

E em desenvolvimento, está a Rota dos Cânions do São Francisco, que integra Alagoas, Sergipe, Bahia e Pernambuco em uma experiência turística unificada.

(*) Com informações da Embratur

Tags: