Brasil e México realizam Fórum Empresarial para promover relações comerciais bilaterais

Compartilhe:

 

Organizado pela ApexBrasil, MDIC e MRE, o encontro será dia 30 de setembro, na Cidade do México, e vai reunir cerca de 300 empresários brasileiros e mexicanos de diferentes setores produtivos. Evento terá transmissão online

Da Redação (*)

Brasília – A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), em parceria com o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio (MDIC) e o Ministério das Relações Exteriores (MRE), realizará, na próxima segunda-feira (30), o Fórum Empresarial México-Brasil, na Cidade do México. O evento contará com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do presidente da República do México, Andrés Manuel López Obrador, do presidente da ApexBrasil, Jorge Viana, além de outras autoridades brasileiras e mexicanas e com expectativa de mais 300 empresários de ambos os países e diferentes setores produtivos.

O objetivo do encontro é identificar oportunidades de negócios, parcerias e investimentos entre as duas maiores economias da América Latina. Ao longo do dia, serão apresentados cinco painéis que abordarão temas relevantes para o comércio bilateral, como aspectos técnicos, regulatórios e culturais e de negócios de diferentes setores, como alimentos e bebidas, agronegócio, casa e construção, cosméticos e moda. Confira a programação completa aqui (https://click.apexbrasil.com.br/Comunicacao/programacao_forum_empresaria_mexico_e_brasil.pdf).

Atualmente, o Brasil é o 7º maior fornecedor do México, com 2,2% de participação nesse mercado. Em 2023, quando foi lançado o ano da “Presença do México no Brasil e do Brasil do México”, o comércio bilateral alcançou seu maior patamar histórico, chegando a US$ 14,1 bilhões, valor 14% superior ao de 2022.

O México foi o 5º principal destino das exportações brasileiras no último ano, tendo as vendas brasileiras para o país somado US$ 8,6 bilhões. Praticamente todos os grupos de produtos exportados pelo Brasil tiveram crescimento médio anual positivo, entre 2019 e 2023, destacando-se os veículos rodoviários (339,4%). Em termos de investimento, o país foi, em 2022, o 2º maior investidor latino-americano no Brasil, atrás apenas do Uruguai.

Perfil País lista 447 oportunidades comerciais

O Perfil de Comércio e Investimentos México, estudo realizado pela Inteligência de Mercado da ApexBrasil (https://apexbrasil.com.br/br/pt/solucoes/inteligencia/estudos-e-publicacoes/perfil-de-comercio-e-investimentos/perfil-de-comercio-e-investimentos—mexico—2024.html ) identificou 447 oportunidades para produtos brasileiros no país. A Agência, em parceria com entidades setoriais, tem 25 projetos com foco no México, com destaque para máquinas e equipamentos e alimentos, bebidas e agronegócio.

Em 2023, o México isentou, temporariamente, o pagamento de impostos de importação de determinados produtos da cesta básica do país, podendo aumentar a competividade brasileira no mercado. A isenção é válida até 31 de dezembro de 2024 e foi fundamental para a segurança alimentar e o controle da inflação mexicana.

(*) Com informações da ApexBrasil

Tags: