Brasil conserva liderança mundial entre os exportadores de carne de frango, à frente dos EUA

Compartilhe:

Da Redação com Avisite

Campinas, – O Brasil vem mantendo, nos últimos anos, folgada liderança no comércio internacional de carne de frango, à frente dos Estados Unidos, país que durante anos ocupou o primeiro lugar nesse ranking. A liderança brasileira é confirmada tanto pelos dados divulgados pela Secretaria de Comércio Exterior (Secex) do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), quanto pelo Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USTA, na sigla em inglês).

De acordo com esses dados, após ter assumido a liderança mundial no comércio de carne de frango em 2004, as exportações brasileiras têm mantido distância relativamente estável das exportações americanas. Assim, entre 2005 e 2012 o volume exportado pelo Brasil esteve, na média, pouco mais de 500 mil toneladas acima do exportado pelos EUA. Mesmo considerando o fraco desempenho registrado em 2006, quando o surto externo de Influenza Aviária reduziu drasticamente as exportações brasileiras.

Como resultado, em uma década (2002/2012), enquanto os Estados Unidos aumentaram em 51% o volume embarcado, as exportações brasileiras tiveram um ritmo de evolução quase 100 pontos percentuais superior, com um crescimento de 145%.

Mas esse ritmo perdeu velocidade em 2012. E enquanto as vendas brasileiras apresentaram um ligeiro recuo, as exportações americanas continuaram apresentando expansão e, com isso, fecharam 2012 com a menor diferença de volume dos últimos três anos em relação ao que foi exportado pelo Brasil.

Tags: