Foto: Márcio Menasce/Embratur

Brasil alcança marca histórica de 9 milhões de turistas estrangeiros em 2025. Em 2024 foram 6,77 milhões de visitantes internacionais

Compartilhe:

Da Redação (*)

Brasília – A poucos dias de fechar o ano, o Brasil já registrou a chegada de 9 milhões de turistas estrangeiros em 2025. Recorde histórico, o número supera em 30% a previsão para este ano, que era de 6,9 milhões, segundo o Plano Nacional de Turismo (PNT) 2024-2027. O marco foi celebrado pela Agência com uma ação realizada nesta sexta-feira (19), no Turistômetro do Rio de Janeiro (RJ), na orla de Copacabana.

A comemoração foi comandada pelo presidente da Embratur, Marcelo Freixo, e contou com a presença de pequenos empresários do setor do turismo, diretamente impactados com os números alcançados. Além disso, ritmistas da Escola de Samba Mangueira deram som e ritmo ao momento histórico.

Na oportunidade, Freixo apresentou as projeções de crescimento do turismo no Rio de Janeiro em 2026, com dados sobre o aumento de emissão de passagens para a capital fluminense no verão de 2026, e também da malha aérea internacional que chega ao Aeroporto do Galeão.

Para o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, esse resultado é fruto de um trabalho consistente de promoção internacional do Brasil, de reposicionamento da nossa imagem no exterior e de uma atuação estratégica junto ao trade e aos mercados prioritários.

“Alcançar a marca de 9 milhões de turistas internacionais em 2025 mostra que o Brasil voltou definitivamente ao mapa do turismo mundial. É um número histórico, que gera emprego, renda e desenvolvimento em todas as regiões do país, além de reforçar o turismo como uma das grandes alavancas da nossa economia”, destacou Freixo.

“Chegar a 9 milhões de turistas internacionais no Brasil é mais do que um recorde, é um sinal de confiança no destino Brasil. E realizar a cerimônia na Orla de Copacabana reforça o papel do Rio como palco internacional desse movimento. A Orla Rio tem orgulho de contribuir para essa entrega com serviços que elevam a experiência do visitante e também do carioca. Esse marco fortalece a agenda de colaboração entre poder público e iniciativa privada e aumenta ainda mais nossa responsabilidade com qualidade, sustentabilidade e excelência na orla”, afirmou João Marcello Barreto, presidente da Orla Rio.

Turistômetros

Os Turistômetros do Rio e de Brasília foram inaugurados no último 24 de novembro, quando o país atingiu o total de 8 milhões de turistas internacionais. Junto ao contador digital, foi lançada a campanha nacional com o tema “O recorde no turismo estrangeiro é o orgulho de um país inteiro”. As peças da campanha contam histórias de pessoas reais, que trabalham em diferentes atividades do setor turístico no Brasil, destacando o impacto do turismo internacional para o desenvolvimento social e para a economia do país, gerando emprego e renda para milhares de famílias.

Principais emissores

Em 2025, a Argentina se destacou como o maior país emissor de turistas para o Brasil. Em 11 meses, os destinos brasileiros registraram a chegada de 3,1 milhões de hermanos, total 82,1% maior que no mesmo período de 2024. O segundo lugar entre os maiores emissores fica com o Chile, com 721.497 entradas entre janeiro e novembro de 2025. Em termos percentuais, o registro aponta um crescimento de 24,4%. Em terceiro lugar estão os Estados Unidos, com 677.888 chegadas e crescimento de 5,8%, seguido pelo Uruguai, com 487.514 turistas e 37,2% de aumento em relação ao período de janeiro a novembro de 2024. Na quinta posição está o Paraguai, com 454.327 desembarques estrangeiros, aumento de 14,4%.

Portões de entrada

São Paulo se manteve como o estado brasileiro que mais recebeu turistas internacionais em 2025, com quase 2,5 milhões (2.494.632) de chegadas de janeiro a novembro de 2025. O Rio de Janeiro vem logo depois, com 1.972.928 de turistas estrangeiros. Rio Grande do Sul ocupa o terceiro lugar e registrou 1.431.795 chegadas. Cerca de 958 mil visitantes internacionais chegaram ao Brasil pelo Paraná entre janeiro e novembro deste ano, colocando o estado como o quarto maior portão de entrada e Santa Catarina completa as cinco primeiras posições, com 651.980 chegadas.

(*) Com informações da Embratur

 

Tags: